A força do Bolsa Família
Christiano 29/07/2014 21:22

Programas de assistência social, como o Bolsa Família, trazem grande benefícios como a melhora na distribuição de renda e diminuição das desigualdades sociais. Porém, geram também efeitos negativos, entre eles o uso eleitoreiro por políticos populistas para se perpetuarem no poder.

O Bolsa Família, uma ampliação em larga escala da união de programas anteriores, foi um dos motivos de sucesso do governo Lula. Os tucanos, alçados à oposição com a derrota de José Serra para Lula em 2002, sempre usaram nas derrotas seguintes em 2006 e 2010 o argumento de que perdiam por causa do eleitorado "comprado" pelo Bolsa Família do PT.

No meu ponto de vista um erro que não permitia aos tucanos verem os seus próprios defeitos, nem enxergar os acertos dos petistas. Na última pesquisa para a Presidência, o Ibope cruzou os dados de preferência do eleitorado com o fato dele ser beneficiado ou não com algum programa federal, em especial o Bolsa Família.

Em todo o eleitorado, Dilma Rousseff teve 38% das intenções de voto, Aécio Neves 22% e Eduardo Campos 8%. Do eleitorado, 1/3, 33%, é beneficiado por algum programa do governo. Destes beneficiados, 51% votam em Dilma e 16% em Aécio. Ou seja, Dilma cresce 13 pontos com os programas e Aécio cai 6 pontos.

Fazendo uma separação nestes beneficiados entre eleitores com Bolsa Família x de outros programas, se chega ao vetor de crescimento. Entre os que possuem Bolsa Família, Dilma vai a 58% das intenções de voto, crescendo 20 pontos. Nos beneficiados por outros programas, Dilma tem os mesmos 38% de todo o eleitorado, mostrando que eles não geram subsídios eleitorais.

Ou seja, a pesquisa comprova que o Bolsa Família é decisivo na eleição, justificando em parte o chororô tucano. Cabe ao PSDB entender de vez que esta é uma conquista da qual a população não abre mão e desmistificar a sua aversão ao programa. E mirar no ponto mais vulnerável do governo Dilma, o péssimo desempenho na economia. Saúde e Educação são pontos fracos também, mas estão presentes também nos governos estaduais e municipais, como em Campos e no Rio.

Fonte: Ex-Blog de César Maia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS