Fechamento de varandas proibido
Christiano 26/07/2014 15:57

Há alguns anos o fechamento de varandas de apartamentos, feito através de vidros, virou moda na classe média campista. A medida traz alguns prós e contras. A favor, o espaço ganho, principalmente para os apartamentos cada vez mais apertados de hoje em dia, permitindo a criação de outros ambientes, além da maior proteção ao mobiliário e ao acabamento em relação ao tempo.

Contra, a perda de luminosidade e de ventilação do apartamento, tirando a sua única área exposta constantemente ao ar livre. O maior problema, porém, é a perda de identidade visual do prédio, transformando a sua fachada em um quebra-cabeça, tendo unidades com varanda fechada e outras não, salteadas sem o menor critério estético.

Em Campos, o poder público não exerce qualquer controle sobre a questão. É uma decisão unilateral do proprietário, desde que o condomínio permita. Contudo, no Rio o prefeito Eduardo Paes vetou nesta semana a lei que permitia o fechamento de varandas (confira aqui).

Entre os motivos alegados pelo prefeito está a questão urbanística. Caso a lei fosse sancionada, poderia gerar um adensamento indesejável, bem como comprometer a paisagem urbana do Rio.

"O fechamento das varandas, além de trazer prejuízo às condições de iluminação e ventilação dos compartimentos, poderá gerar adensamento construtivo e trazer prejuízos à paisagem urbana, considerada o bem mais valioso da cidade no Plano Diretor", afirma o prefeito na justificativa do veto.

Fonte: O Globo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS