Peppa Pig, Trianon e o mal das redes sociais
Christiano 12/07/2014 10:51

O Trianon será palco hoje da apresentação "Peppa Pig Ao Vivo", adaptação para o teatro do desenho de maior sucesso exibido na TV paga brasileira em 2014. A turnê brasileira é de bom nível e vem percorrendo as principais cidades brasileiras em um ritmo frenético. Hoje estará Campos, no próximo fim de semana em Teresina (PI) e São Luís (MA), indo para Maringá (PR) depois.

Em Campos serão duas apresentações, que tiveram ingressos muito disputados, com direito a fila e a acabarem rapidamente. A animação britânica Peppa Pig é bem conhecida dos pais de classe média, com poder aquisitivo para pagar uma TV por assinatura e oferecer aos seus filhos o canal Discovery Kids. Ela já foi tema de notas aqui e aqui.

Nesta semana um boato irresponsável se espalhou pela redes sociais, que uma funcionária do Trianon teria adquirido meningite bacteriana, estaria em estado grave no Hospital Ferreira Machado (HFM) e como não teria sido feito um isolamento no teatro os pais que levassem os seus filhos para ver a Peppa Pig hoje estariam os expondo à doença.

Como 99% das estórias que se propagam nas redes sociais, como a ridícula nova "entrega" da Copa, há um fundo de verdade, no qual em cima se desenvolve uma estória cabeluda. Na ânsia de levar a frente e ser o primeiro a "informar" os que estão em seu círculo social virtual, o usuário propaga a lenda urbana para frente, criando uma corrente do mal.

Com ferramentas poderosas como o Facebook e agora o WhatsApp, a lenda urbana vira verdade, tomando o imaginário da população. Por irresponsabilidades como esta, que mostram o lado negro das redes sociais, mataram recentemente uma mulher inocente no Guarujá.

O pior é que muitas vezes quem propaga tem instrução, teve acesso à educação e deveria ter o discernimento de verificar minimamente a veracidade da informação. Eu mesmo recebi de grupos de amigos, esclarecidos, por 3 vezes a mensagem, que ainda termina assim "não sei se é verdade, mas...".

No caso em questão, o fundo de verdade é que há uma funcionária do Trianon, que teve a sua vida exposta sem sequer poder se defender, doente, em estado grave, no HFM. A verdade para aí.

Como muito bem esclareceu o médico infectologista Charbell Kury em nota oficial da Secretaria de Saúde (confira aqui no blog Na Curva do Rio, de Suzy Monteiro), a funcionária teve sintomas de meningite, que não foram confirmados em exames iniciais. Por via das dúvidas, foi feito um exame em laboratório de referência no Rio, cujo resultado deve chegar entre 15 a 30 dias.

Ainda que fosse confirmada a meningite, esclarece Charbell, a transmissão somente pode ser feita de forma direta e através de contato íntimo. Como a doença se manifestou em 19 de junho e o período de contagiosidade é de 3 a 7 dias, não há a menor possibilidade de qualquer pessoa que vá ao Trianon sofra algum tipo de contágio devido à suposta doença da funcionária do teatro.

Lendas urbanas como esta de vez em quando assolam a cidade. Quem não se lembra da ridícula estória da cobra do McDonald's? Ou do "surto" de gripe suína que esvaziou a cidade e fez sofrer o comércio em 2009 (relembre aqui e aqui)? Todo mundo tinha o amigo de um primo de um tio que tinha morrido no hospital e que o caso teria sido abafado. Pais inseguros e desinformados, que sequer chegam a perguntar sobre o caso aos seus médicos de confiança, são pegos em cheio.

Como muito bem lembrou em brilhante artigo na época o médico Nélio Artiles, a pior epidemia é a da desinformação. Antes de passar alguma coisa grave a frente, verifique. Veja se ao invés do bem, você não está fazendo o mal. Não confie em nada que venha das redes sociais, salvo de uma fonte fidedigna que tenha presenciado realmente o fato.

Se informe no veículo de comunicação no qual você confia, no qual vê credibilidade. Seja ele um jornal impresso, um portal de notícias, uma rádio, um canal de TV aberta, uma produtora de TV por assinatura ou um blog. Se informe. Em tempo, levarei tranquilamente a minha filha para ver a Peppa Pig.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS