Petrobras eleva investimentos na Bacia de Campos
Alexandre Bastos 27/07/2014 13:15

Na luta para reduzir o declínio de produção do campo gigante de marlim, na Bacia de Campos descoberto há quase 30 anos, a Petrobras pretende instalar mais dois sistemas de produção, um em 2018 e outro em 2020. Sem informar os investimentos que serão necessários no projeto, a companhia explicou que no momento, está executando o projeto conceitual de revitalização do campo. No último dia 14, a Agência nacional do Petróleo (ANP) aprovou o plano de Desenvolvimento de Marlim, que prevê uma série de ações e procedimentos para aumentar a produção do campo.

A companhia explicou ainda que está avaliando a atual malha de escoamento da produção e o potencial de produção de cada poço, com o objetivo de identificar as regiões do reservatório onde será possível aumentar a produção. Segundo a Petrobras, somente após essa etapa “será definida a perfuração de novos poços, para que se possa determinar o aumento de produtividade e o custo médio por barril produzido”.

Com uma produção da ordem de 65 mil de barris diários, a Bacia de Campos é responsável por cerca de 76% da produção total do país de 2,18 milhões de barris diários em maio último. A Bacia de Campos já representou cerca de 85% da produção total do país.

A Petrobras vem investindo no aumento da eficiência na Bacia de Campos. Como resultado do Programa de Aumento da Eficiência Operacional, no primeiro trimestre de 2014, a Unidade de Operações da Bacia de Campos, responsável pela operação das plataformas com maior tempo de atividade, aumentou sua eficiência média de produção para 81%. Este é o maior valor nos últimos 46 meses em termos de eficiência. Na Unidade Operações Rio, que gerencia as unidades mais novas, este índice foi de 96% nos últimos 40 meses. Juntas, as unidades chegaram a produzir mais 58 mil barris por dia.

Fonte: O Globo 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS