Contra "Aezão", Dilma marca jantar no Rio e lança "Dilmão"
Alexandre Bastos 23/07/2014 15:42

A presidente Dilma Rousseff (PT) vai dar o pontapé inicial de sua campanha à reeleição amanhã (24), em um jantar com o governador do Luiz Fernando Pezão (PMDB) — que também tenta se reeleger — e diversos prefeitos do estado do Rio. O evento, batizado como “Dilmão” e concebido para ser um contraponto ao “Aezão” (grupo que apoia o presidenciável tucano, Aécio Neves, e Pezão), acontecerá na noite de hoje, numa churrascaria da Baixada Fluminense, e foi organizado pelo governador com a ajuda do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), e do coordenador da campanha petista no estado, o vice-prefeito do Rio, Adilson Pires (PT). A escolha por Pezão gerou uma “saia justa”, já que Dilma também recebe no Rio o apoio de outros candidatos ao governo, como os senadores Lindbergh Farias (PT) e Marcelo Crivella (PRB) e o deputado federal Anthony Garotinho (PR).

A princípio, o evento ocorreria no dia 8 de agosto, mas peemedebistas pró-Dilma conseguiram antecipar a agenda para esta semana, e o martelo foi batido na última segunda-feira à noite, numa reunião feita pela coordenação política da presidente no Palácio da Alvorada. O PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vinham reclamando da demora de Dilma em fazer eventos externos. Mas, no início da tarde da última terça-feira, o coordenador da agenda de campanha, Giles Azevedo, esteve no Palácio do Planalto com a presidente e acertou os últimos detalhes do primeiro ato.

Foi definido que Dilma dará a largada de sua campanha com uma agenda casada, emendando compromissos de governo com o ato eleitoral — cenário que deverá se repetir até as eleições de outubro. À tarde, antes do jantar do “Dilmão” com prefeitos, a presidente visitará as obras de um estaleiro em Angra dos Reis e passará pela Vila Olímpica do Rio, na Zona Oeste da capital.

Saia justa - Além dos prefeitos peemedebistas que apoiam a reeleição de Dilma, foram convidados para o jantar de amanhã prefeitos do PT. O presidente do partido no estado, Washington Quaquá, no entanto, vetou a participação de todos eles no encontro com a presidente. “Os prefeitos do PT não podem ir a eventos do Pezão. Prefeitos do PT vão a atos de campanha do PT e do nosso candidato, Lindbergh Farias”, disse o presidente estadual do PT, que também criticou a decisão de Dilma de se encontrar com o governador, adversário do senador petista Lindbergh Farias na disputa pelo Palácio Guanabara. “Até agora, todos os encontros entre Dilma e Pezão foram institucionais. O jantar, não. É campanha! Não vejo problema, mas é preciso que Dilma faça agenda com os quatro candidatos”, cobrou ele.

Garotinho: “ Eu deixei que ela viesse primeiro com o Pezão” - O deputado federal Anthony Garotinho ironizou o encontro da petista com prefeitos do estado.“Eu deixei que ela viesse primeiro com o Pezão para ele explicar a posição dos prefeitos que foram no jantar com o Aécio e agora vão num jantar com ela. Precisam dizer com quem estão”, disse, acrescentando que levará Dilma para conhecer uma das unidades habitacionais construídas em sua gestão.

Fonte: O Globo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS