No Rio, "vestibular" para a Câmara Federal é o mais acirrado do Brasil
Alexandre Bastos 23/07/2014 11:29

No vestibular da política, o Rio tem uma concorrência acirrada. O estado apresenta a maior relação candidato/vaga do país na briga por uma vaga na Câmara dos Federal e a segunda maior na corrida por uma cadeira de deputado estadual. A bancada federal do Rio tem 46 cadeiras que são disputadas por 1.034 candidatos. A relação candidato/vaga é de 22,5. Nenhum outro estado tem número tão alto. O levantamento foi feito pelo jornal "O Globo" com base em dados postos à disposição pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) tem 70 deputados estaduais, e essas cadeiras são pleiteadas por 1.932 candidatos. A relação candidato/vaga é de 27,6, menor apenas que a do Distrito Federal, onde o índice é de 41,6. No caso do DF, a eleição é para deputados distritais, e não estaduais. Em 2010, no Rio, foram 929 postulantes ao posto de deputado federal e 1.849 ao de deputado estadual. O número de vagas continua o mesmo.

Campos - Em Campos, pelo menos 10 candidatos vão participar deste difícil "vestibular" para conquistar uma cadeira na Câmara Federal. O grupo governista aposta na reeleição de Paulo Feijó (PR), na deputada estadual Clarissa Garotinho (PR) e no vereador Jorge Magal (PR). A servidora aposentada Vanilda Rangel (PHS) também é candidata a deputada federal. Já a oposição conta com as seguintes candidaturas: Makhoul Moussallem (PT), Nelson Nahim (PSD), Marco Antônio Barcelos (PV), Fabrício Lírio (PRP) e Marcos Moreira (PV).  Entre a oposição e a situação está o vereador Alexandre Tadeu (PRB).

Alerj - Na disputa por cadeiras na Alerj são 15 candidatos. O grupo governista rosáceo conta com os seguintes candidatos em Campos: Geraldo Pudim (PR), Bruno Dauaire (PR), Pastor Eber Silva (PR), Gil Vianna (PR), Alonsimar (PTC) e Albertinho (Pros). A vereadora de Quissamã, Kitiely Freiras (PR), que é de Campos, também pretende conquistar votos na cidade. A oposição conta com sete candidaturas: Roberto Henriques (PSD), João Peixoto (PSDC), Carla Machado (PT), Odete Rocha (PCdoB), Arnaldo Vianna (PDT), Erik Schunk (PSOL) e Maninho da Baixada (PRP). Há também a candidatura de Waldemar Soares (PTB), que não entra na conta dos governistas nem dos oposicionistas.

Isso sem contar os chamados "forasteiros", que prometem abocanhar boa parte do eleitorado de Campos.

Fonte: O Globo 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS