TRE-RJ começa a julgar registros de candidatura
Alexandre Bastos 22/07/2014 00:55

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) começou a julgar ontem (21) os registros de candidatura das eleições deste ano. Eduardo Sobreira Leonardo, do PT do B, renunciou à candidatura a deputado estadual e teve o pedido aceito pelo tribunal. Sobreira foi o primeiro a ter seu registro analisado. Além disso, o TRE-RJ aprovou o Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (Drap) de alguns partidos, entre eles do PT, PR e do PROS. O documento traz informações principalmente sobre convenções partidárias e, quando rejeitado, todas as candidaturas do partido são embargadas.

O TRE-RJ tem até o dia 21 de agosto para julgar todos os pedidos de candidatura.

Ex-prefeitos na mira - Na região, membros dos mais variados grupos políticos estão de olho na análise do TRE.  A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE-RJ) solicitou ao TRE a impugnação de 35 candidaturas. A lista conta com a ex-prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PT), o ex-prefeito de Campos, Arnaldo Vianna (PDT), o ex-prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PMDB), e Marquinhos Mendes (PMDB), ex-prefeito de Cabo Frio. Os advogados dos candidatos garantem que as campanhas continuam e confiam na liberação dos registros.

PRE pediu cassação do registro de Garotinho - Ontem (21), a PRE também propôs ao TRE uma ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) por abuso de poder econômico e pediu tanto a inelegibilidade quanto a cassação do registro do deputado federal Anthony Garotinho (PR), candidato ao governo do estado. Para a equipe de Garotinho, a ação é “temerária e de má fé” pois os atos descritos nela foram praticados antes de Garotinho virar candidato.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS