Na última hora, Pezão troca vice: Dornelles entra no lugar de Felipe Peixoto
Alexandre Bastos 05/07/2014 15:17

No último dia para o registro dos candidatos que vão concorrer à eleição deste ano, o PMDB do Rio anunciou que o vice na chapa do governador Luiz Fernando Pezão, que vai concorrer à reeleição, será o senador Francisco Dornelles (PP) e não mais o deputado estadual Felipe Peixoto (PDT). O governador se reuniu por volta do meio dia com o presidente do PDT, Carlos Lupi, para tentar persuadi-lo da ideia de se lançar candidato avulso ao Senado. Como Lupi não desistiu, o PDT saiu da chapa de apoio à reeleição de Pezão. "O vice será o Dornelles. O Lupi não aceitou abrir mão da candidatura para o Senado", afirmou Pezão.

Depois de se reunir com o PDT na Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini, no Centro do Rio, o governador seguiu para o escritório do advogado do PMDB, Eduardo Damian, também no Centro. Ao sair do encontro ao lado do advogado, Pezão confirmou em primeira mão ao jornal "O Globo", que o PDT estava fora da chapa por conta da insistência de Lupi em ser candidato avulso ao Senado. A atitude do presidente do PDT de se lançar na disputa pelo Senado de forma independente aconteceu depois que o ex-prefeito Cesar Maia (DEM) foi confirmado na chapa majoritária de Pezão. Indignado, Lupi disse que seria candidato de forma independente, mas afirmou que o PDT continuaria integrando a coligação de apoio a Pezão. O pedetista fez uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes de tomar a iniciativa, mas ainda não obteve resposta. Lupi, no entanto, dizia que decisões anteriores do tribunal amparavam sua candidatura independente. "Não há nenhum problema jurídico. O PDT saiu da chapa", afirmou Damian.

O presidente do PMDB do Rio, Jorge Picciani, pressionou para que Lupi retirasse sua candidatura avulsa. "Eu já falei para o Lupi. Não tem cabimento essa candidatura dele. O candidato da nossa chapa é o Cesar Maia. Se o Lupi não tirar a candidatura, o PDT está fora da chapa e o Felipe Peixoto não será o vice. Caso isto ocorra, o nome do (senador) Francisco Dornelles é natural para essa vaga de vice", disse Picciani ontem.

Fonte: O Globo 

O blog "Na Curva do Rio", da jornalista Suzy Monteiro, também informou sobre a troca de última hora (aqui).

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS