Pesquisa Gerp: Crivella (33%), Pezão (30%), Garotinho (20%) e Lindbergh (9%)
Alexandre Bastos 30/06/2014 21:08

Em nova pesquisa eleitoral, divulgada hoje (30) pelo programa "Balanço Geral" (aqui), da TV Record, o senador Marcelo Crivella (PRB) aparece na liderança da corrida pelo governo do Rio. Segundo o Instituto Gerp, Crivella possui  33% das intenções de votos, seguido pelo atual governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), com 30%. O deputado federal Anthony Garotinho (PR) tem 20% e o senador Lindbergh Farias (PT) aparece com 9%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE). O protocolo é RJ 08/2014. A margem de erro é de 3,39 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nos bastidores os números já começam a gerar polêmica. Aliados de Garotinho e Lindbergh não acreditam no grande crescimento de Pezão, que no dia 31 de maio, em pesquisa realizada pelo mesmo Instituto Gerp, tinha  5% (aqui). Se os aliados de Lindbergh e Garotinho afirmam que a pesquisa é furada, os parceiros de Pezão garantem que o crescimento é real. "Eu já disse e repito: o jogo começou a virar. Quem entende de política sabe que Pezão tem força em todas as partes do estado está em ascensão. Não adianta tentar se enganar com ilusões. A realidade tá aí pra quem quiser ver", diz o deputado estadual João Peixoto (PSDC). 

Pesquisa UP — Em seu blog, o deputado federal Anthony Garotinho divulgou nesta segunda-feira (30) uma pesquisa com números bem diferentes. No levantamento do Ulrich Pesquisa e Marketing, Garotinho lidera com 24%, seguido por Crivella (17%), Pezão (10%) e Lindbergh (10%). "É importante ressaltar que ao contrário dos outros institutos de pesquisa, que normalmente ouvem 2 mil eleitores, o Instituto UP consultou 4.002, o dobro. Por esse motivo a pesquisa é muito mais precisa, tanto que a margem de erro é de apenas 1,5 ponto percentual", disse Garotinho (aqui).

[caption id="attachment_25626" align="aligncenter" width="492"] Pesquisa divulgada pelo blog do Garotinho[/caption] Atualização às 12h31 - Em seu blog Garotinho afirmou que "a pesquisa é surreal" e informou que os advogados do PR vão à Justiça contra o que ele chama de "fraude eleitoral" (aqui).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS