Após 60 anos no poder, Sarney anuncia aposentadoria
Alexandre Bastos 23/06/2014 22:37

O senador e ex-presidente da República José Sarney (PMDB) anunciou nesta segunda-feira (23) que não vai concorrer à reeleição no Senado Federal. O peemedebista comunicou a decisão a aliados durante uma visita da presidente Dilma Rousseff a Macapá, capital do Estado pelo qual foi eleito.

A decisão foi anunciada após Sarney ter sido vaiado por militantes no evento ao lado de Dilma. O presidente regional do PMDB no Estado, o ex-senador Gilvam Borges, confirmou ter sido comunicado da decisão. “Ele me telefonou hoje à tarde e conversou com a presidenta Dilma de que havia um desejo muito forte da família para não concorrer ao cargo”, disse Borges, citando um problema de saúde da mulher do senador, dona Marly.

No Senado desde 1991, Sarney chegou a presidir a Casa em quatro ocasiões. Na nota, uma frase atribuída a Sarney fala da vontade de “parar um pouco com esse ritmo de vida pública”. “Entendo que é chegada a hora de parar um pouco com esse ritmo de vida pública que consumiu 60 anos de minha vida e afastou-me muito do convívio familiar”, diz.

Sarney tem 84 anos e se elegeu pela primeira vez em 1954, como deputado federal. Em 2009, ao analisar a carreira de Sarney, a revista britânica “The Economist” o apontou como um “Dinossauro” da política brasileira (aqui).

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS