Câmara debate mobilidade urbana
Alexandre Bastos 09/06/2014 00:33

A Câmara de Campos realiza amanhã (10), a partir das 10h, uma audiência pública para debater a mobilidade urbana no município. A audiência foi solicitada pelo vereador Fred Machado (SDD), que deverá presidir os trabalhos.

Segundo Fred, o município precisa olhar para frente e se preparar. "Quem anda diariamente pela cidade já consegue notar dificuldades que anteriormente não existiam. Temos que implementar em nosso município o que há de mais moderno, ouvindo diversos especialistas. Não podemos abrir mão de alternativas que sejam sustentáveis e ofereçam conforto e segurança aos cidadãos. Também vamos debater sobre a necessidade de calçadas niveladas, sem obstáculos, além das ciclovias", explica Fred.

Em um post publicado no blog do jornalista Ricardo André Vasconcelos (aqui), o professor Renato César Arêas Siqueira explicou: "Antes de 2007, a nossa cidade experimentou o Planejamento Urbano, mais recente, somente em 1979/80, com o PDUC, idealizado pelo então Prefeito o arquiteto e urbanista Raul Linhares. De lá para cá, os Planos Diretores de 1991 e 1998, foram meras cópias adaptadas, com alterações brandas, especialmente nas Leis de uso e ocupação do solo e código de obras, este, inclusive, permanece praticamente o mesmo de 1979/80, sendo a única Lei não alterada no Plano Diretor Participativo de 2007. Recentemente, em 2012, foi estabelecido o Marco Regulatório em Mobilidade Urbana com a Lei Federal 12.587/2012, de acordo com as intenções da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Um dos artigos, o 24º, parágrafo 4º, diz que até o ano de 2015, todos os municípios brasileiros deverão ter os seus Planos de Mobilidade Urbana, sob pena serem preteridos dos recursos para investimentos destinados à mobilidade urbana".

Em novembro do ano passado o Observatório de Controle Social de Campos realizou um seminário no IFF para discutir a mobilidade urbana e a acessibilidade universal na cidade.  "Esse assunto é de fundamental relevância para todos, tendo em vista o grande desenvolvimento a ser experimentado por Campos e toda a região nas próximas décadas. Sistemas de mobilidade inter-urbano e intra-urbano, corredores e eixos viários, novas alternativas de transporte de massa, modernos ônibus com acessibilidade universal para qualquer pessoa,  incluídas aquelas com necessidades especiais diversas, entre muitas outras demandas precisam estar sempre em discussão", diz o empresário José Geraldo em seu blog Campos de Todos Nós (aqui).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS