A Volta do PSF
Alexandre Bastos 03/06/2014 16:45

[caption id="attachment_24933" align="aligncenter" width="480"] Foto - Secom/Prefeitura[/caption]

A Secretaria Municipal de Saúde reativou a Estratégia Saúde da Família (ESF), antigo Programa Saúde da Família (PSF), em 11 locais, priorizando, inicialmente, as áreas rurais, como determinou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão (PP). A implantação será gradativa nos demais pontos da cidade. Morangaba, Conceição do Imbé, Lagoa de Cima, Pernambuca, Ponta da Lama, Quilombo, Dores de Macabu, Aldeia, Terra Prometida, Murundu e São Martinho foram os primeiros bairros e distritos contemplados. Além desses 11 locais, o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) já está contemplando outros 24, desde 2011, totalizando 35 áreas, graças à convocação feita pela Prefeita Rosinha Garotinho de 200 profissionais do PACS, entre dentistas, enfermeiros, agentes comunitários, auxiliares de serviços bucais e técnicos de enfermagem. Mais de 36 mil pessoas foram cadastradas pelos agentes, o equivalente a 11 mil famílias. Os agentes contribuem na entrega de medicamentos, atualização do cartão de vacinação, marcação de consultas e de exames.

Ajuda do Programa "Mais Médicos" — Doutor Chicão explicou que, para a implantação definitiva da ESF, era necessária a presença do profissional médico, coordenando as equipes. “Os médicos aprovados no concurso público também foram convocados, mas eles não tomaram posse por não concordarem com as regras do edital, impedindo a plena ativação da Estratégia. Conseguimos, junto ao Ministério da Saúde, a flexibilização da carga horária desses profissionais, mesmo assim, eles não tomaram posse. Aderimos ao Programa Mais Médicos e viabilizamos a retomada da Estratégia”, disse.

Justiça — O concurso público para o antigo Programa Saúde da Família (PSF) foi realizado em 2008, mas o resultado encontrava-se acautelado em cartório e perante a Justiça Federal, devido ação do Ministério Público Federal, que alegou uso indevido dos recursos repassados pelo Ministério da Saúde, pela gestão do então prefeito Alexandre Mocaiber. Por isso, o município teve o programa suspenso no mesmo ano. "A Prefeita Rosinha buscou diversas saídas jurídicas para a reativação do programa, até a convocação dos aprovados e homologação do Concurso em 2010", acrescentou o secretário.

Fonte: Secom/Prefeitura 

Vale lembrar que a homologação do PSF ocorreu durante a interinidade de Nelson Nahim (PSD) na Prefeitura, em parceria com o então presidente da Câmara de Campos, Rogério Matoso (PPS). Na época, em novembro de 2010, a prefeita Rosinha estava afastada do cargo pela Justiça. "Ciente da importância do PSF, procuramos derrubar todas as barreiras que poderiam estar impedindo a homologação. Felizmente, conseguimos homologar", disse Nahim.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS