Chegou a hora de "cortar as asas" e tirar "pipas do alto"
Alexandre Bastos 02/06/2014 00:53

O deputado federal Anthony Garotinho (PR), que recentemente comandou uma reunião do PR intitulada "De que lado você está?", vai se reunir na próxima semana com os principais nomes do grupo na cidade para definir, de uma vez por todas, quais serão os candidatos a deputado estadual e federal. Afinal, para quem o "rolo compressor" vai trabalhar com mais força?

Se na disputa por cadeiras na Câmara Federal o quadro parece bem definido, com Paulo Feijó (PR), Clarissa Garotinho (PR) e Jorge Magal (PR), a briga por cadeiras na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) continua rachando o "rolo compressor". Pelas contas de Garotinho, o atual quadro, com pelo menos cinco pré-candidatos do grupo largando com os votos de Campos (Pudim, Pastor Éber, Gil Vianna, Bruno Dauaire e Albertinho), pode acabar embolando a disputa. Por isso, é hora de "cortar asas" e "enrolar a linha de algumas pipas".

Pudim — Sem esconder que a eleição de 2014 está diretamente ligada ao pleito de 2016, Garotinho não abre mão da reeleição de Pudim, que é apontado por ele como um "companheiro fiel e importante para o grupo". Atualmente, Pudim conta com o apoio de boa parte da Câmara e de alguns secretários municipais, além da força que vai receber do próprio casal Garotinho. A boa relação com os líderes acaba gerando ciúmes. Sendo assim, um dos principais adversários de Pudim será o "fogo amigo".

Pastor Éber — A volta do pastor Éber ao ambiente político foi incentivada por Garotinho. Além disso, por fazer dobradinha com o deputado federal Paulo Feijó, tudo indica que o ex-deputado vai continuar na disputa. Porém, sem o apoio que esperava.

Gil Vianna — Dos pré-candidatos que "corriam por fora" no PR, Gil foi o único sobrevivente, já que os vereadores Jorge Magal e Paulo Hirano  abriram mão da disputa pela Alerj. O lançamento da sua pré-candidatura, que lotou o Espaço Rural, na Baixada Campista, impressionou Garotinho. Porém, tudo indica que o líder do grupo ainda vai tentar fazer Gil Vianna rever a sua pré-candidatura à Alerj.

Bruno Dauaire — Com bom trânsito na classe média e recebendo o apoio de Wladimir Garotinho, Bruno Dauaire (PR) ganhou inúmeras adesões dentro do "rolo compressor". Ao lado de vereadores, secretários e lideranças de vários bairros e distritos, Bruno, que é leve, cresceu rapidamente. Porém, tudo indica que o líder dos rosáceos vai pedir um pouco mais de cautela e mudar algumas peças no tabuleiro que foi montado por Wladimir. A primeira mudança envolveu o próprio Wladimir, que recebeu uma missão no Rio. "A pipa vai continuar no céu, só não vai ficar tão alta", diz um articulador do grupo.

Albertinho — O vereador Albertinho resolveu ir além do papel de coadjuvante e se colocou como pré-candidato a deputado estadual. Trocou o PP pelo Pros, se aproximou das lideranças estaduais e nacionais do novo partido e iniciou uma agenda de reuniões em Campos e municípios da região. Após montar toda a sua estratégia, Albertinho pode ter que mudar os seus planos. Na visão dos principais nomes do grupo, o vereador deveria abrir mão da pré-candidatura e caminhar com algum candidato rosáceo. "O Capitão Nascimento vai chegar e dizer: Pede pra sair!", garante um forte governista.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS