101 anos de Seu Maurílio...
bethlandim 20/06/2014 22:00

Com Seu Maurílio e duas de suas filhas...

Há uns 20 dias atrás tive um encontro emocionante! Seu Maurílio Silvério Rodrigues, leitor desta coluna, queria muito me conhecer. Então, através de sua filha Janete, marcamos o encontro! Quando cheguei à casa de sua outra filha, Thais, onde Sr. Maurílio estava, que emoção!

Seu Maurílio ontem, no dia 20 de junho de 2014, completou 101 anos! Sim, 101 anos de honradez, lucidez, memória fenomenal, leitor diário de 2 jornais, homem politizado, pai e esposo adorável, me encantou com sua energia pela vida de um “jovem” que vibra e vive cada minuto da vida saboreando-a.

Seu Maurílio é casado há mais de 70 anos com Dona Carlinda, cujo amor e carinho são explícitos nos gestos e no cuidado constante com sua esposa.

Seus olhos azuis nos transmitem a paz e a grandeza da imensidão do mar... A imensidão que nutre pela vida e que nos apaixona pelo seu entusiasmo em viver cada segundo... Foi uma tarde maravilhosa em que Seu Maurílio me contou que nasceu em Barão do Monte Alto, no interior de Minas. Na fazenda do seu tio morou dos 5 aos 17 anos, e lá trabalhou como retireiro, candieiro e agricultor.

Boi nelore

Deste período, a lembrança do boi que se chamava “Janeiro”, que o atendia apenas pelos gestos, o acompanha até hoje... Ele me contou que “Janeiro” sabia até abrir as cancelas da fazenda...

Com seus 17 anos foi trabalhar de minerador, e sua responsabilidade e dedicação o levaram a ter 3 promoções em apenas 3 meses... Aos 18 anos foi convidado para assumir o cargo de telegrafista de Leopoldina. Sua mãe, mulher lutadora, dizia... “Não deixe a agricultura, este cargo é para quem estuda”... Mas sua letra era linda e ele muito aplicado... Então aceitou o convite, aceitou o desafio do aprender a profissão de telegrafista, apesar do receio de sua mãe. Com seus 23 anos foi trabalhar no Rio de Janeiro como fiscal da Light. Foi também radio-técnico aprovado pela GE em primeiro lugar no Rio de Janeiro.

Um tempo depois retornou para Minas, tendo ido morar em Muriaé. Lá foi comerciante e vereador, amigo íntimo de Brizola, muito politizado e dono de uma memória brilhante...

Conversamos sobre todos os fatos políticos relevantes, inclusive os que ele participou ativamente no Rio de Janeiro, exercendo sua cidadania, que até hoje é vibrante em sua vida. Acompanhou as guerras mundiais, a ditadura do Brasil, acompanhou a mudança da tecnologia e a virada do século trazendo em sua memória todo o avanço do mundo, sem jamais perder a humanidade, o calor humano, a doçura das relações com seus 9 filhos: Thais Maria, Mauri Carlos, Maria Inês, José Mauro, Getúlio, Dirceu, Marília, Jane e Janete. Para seus 22 netos, 22 bisnetos e sua tetraneta, Seu Maurílio e o exemplo vivo da luta, da perseverança, da determinação, da valorização da educação.

Em 1961 mudou-se para Campos para que seus filhos, hoje todos formados no ensino superior, pudessem estudar. Aqui se estabelecendo abriu uma loja-oficina e trabalhou como rádio técnico, profissão que ama e que sempre exerceu com enorme competência.

Como nos diz Simone de Beauvoir: “É preciso que todos os homens permaneçam seres humanos durante todo o tempo em que estiverem vivos”. O senhor, Seu Maurílio, é a prova viva nestes 101 anos comemorados ontem, desta humanidade latente, deste calor humano, deste cuidado com a família, de um caminho de vida pautado pela liberdade e pela beleza de quem planta.

E quem planta colhe, Seu Maurílio... O senhor recebe em troca toda a energia boa que espalha ao seu redor. As filhas de Seu Maurílio me falaram que ele além de ler os artigos, os arquiva em pastas, faz cópias e os distribui para os familiares e amigos, fazendo questão de que leiam...

Prossiga assim, Seu Maurílio... Essa pessoa alegre, cheia de vida, com o brilho no olhar que cativa a todos ao seu redor e pleno de uma energia contagiante. A sua vida nos mostra que somos seres espirituais vivendo uma experiência humana... Como eternos caminhantes das estrelas que somos não podemos viver em vão. Temos que sonhar e lutar para viver os nossos sonhos. Pessoas como o senhor são exemplos que devem nos inspirar a viver cada dia de nossas vidas da melhor forma, recomeçando sempre, confiantes e iluminados pela fé.

O prazer, Seu Maurílio, foi todo meu em conhecê-lo. Muito me lisonjeia saber que o senhor lê meus artigos todos os sábados.

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS