O chute foi de todos...
bethlandim 14/06/2014 11:16

Na abertura da Copa do Mundo vimos um outro Brasil! O Brasil que queremos, o Brasil da ciência, do povo unido, que canta o seu hino com amor a esta pátria e por isso mesmo deve lutar pacificamente e conscientemente por ela! Vimos o Brasil país do nosso cientista Miguel Nicolelis, um dos momentos mais emocionantes da Copa, que infelizmente passou despercebido nos 16 segundos televisionados que foram permitidos pela FIFA! Um país que faz ciência mesmo contra todas as dificuldades. Este avanço, quando a pesquisa alcançar sua meta, não será apenas para os paraplégicos, mas principalmente para mostrar aos brasileiros que o caminho de um país é a educação, a pesquisa e a ciência... Esse para mim, foi um dos grandes momentos...

Levar a ciência ao conhecimento do povo, e mostrar que nós também podemos ser um povo respeitado e conhecido pela Educação! Miguel Ângelo Laporta Nicolelis é um médico e cientista brasileiro considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo pela revista "Scientific American" e considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Nicolelis é o primeiro cientista a receber da instituição americana no mesmo ano o Pioneer e o Transformative R01 e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science. Lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência da Universidade Duke (Durham, Estados Unidos), no campo de fisiologia de órgãos e sistemas, na tentativa de integrar o cérebro humano com máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina). O objetivo das pesquisas é desenvolver próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Nicolelis e sua equipe foram responsáveis pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais. O trabalho está na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre as tecnologias que vão mudar o mundo. Formado em Medicina na Universidade de São Paulo (USP), onde também cursou o doutorado em Fisiologia Geral. O pós-doutorado foi realizado no Hospital Universitário Hahnemann (associado ao Drexel University College of Medicine, na Filadélfia). Professor titular de Neurobiologia e Engenharia Biomédica e co-diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University.

Foi dele e de sua equipe o protótipo que fez o paraplégico dar um chute na bola! Após um momento de suspense, um paraplégico deu um "chute simbólico" em uma bola de futebol na abertura da Copa do Mundo do Brasil utilizando o exoesqueleto, equipamento desenvolvido pela equipe do neurocientista. O voluntário, Juliano Pinto, de 29 anos, tem paraplegia completa de tronco e membros inferiores. A cena foi muito rápida. Ele deu um passo com a perna direita e movimentou a bola, recolhida por um ator mirim, caracterizado de árbitro de futebol. Inicialmente, a equipe de cientistas havia divulgado que o voluntário caminharia alguns passos para dar o simbólico “chute inaugural” do campeonato. Segundo o Comitê Organizador da Copa do Mundo, o “pontapé inicial” foi fora do campo de jogo, para não prejudicar o gramado por causa do peso do equipamento.

Após a demonstração, Nicolelis postou em seu Twitter a frase “We did it!!!!”, que quer dizer, “conseguimos”, na tradução do inglês. Em comunicado de imprensa, Nicolelis informou que "foi um grande trabalho de equipe e destaco, especialmente, os 8 pacientes, que se dedicaram intensamente para este dia. Coube a Juliano usar o exoesqueleto, mas o chute foi de todos. Foi um grande gol dessas pessoas e da nossa ciência”.

Vimos também o Brasil do povo honesto, como o taxista Adilson que achou no seu carro 40 ingressos da Copa, de mexicanos que haviam utilizado seu serviço e bebido um pouco a mais do que o normal! Esses ingressos valiam ouro, ele poderia vender, usar, fazer o que bem quisesse... mas preferiu fazer o correto: o caminho da honestidade. Procurou o hotel e os mexicanos e devolveu os 40 ingressos! Disse mais: “Temos que zelar pela imagem do nosso país, já basta de políticos corruptos, o povo é honesto e o mundo tem que levar a imagem correta do povo brasileiro”! Sentimos e vimos um país que escuta seu hino nacional, com amor à pátria!

No momento em que acabou o hino, o povo seguiu cantando “à capela” em todo país, em todos os lares e bares, onde estavam reunidos! Um canto que não é de momento, mas de um povo vibrante e alegre, que reconhece e tem consciência de todos os nossos problemas e que precisa mudar! Que possamos sempre fazer este gol da ciência, da honestidade, do amor à pátria e então o chute será de todos e com certeza a educação e a ciência serão a taça de um povo consciente, que pensa na coletividade, na qualidade de vida com honestidade sempre...

Que tenhamos cada vez mais Nicolelis em nosso Brasil...

Nós podemos!

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS