Mais essa: aeróbios engordam e o HIIT emagrece. Que fase!
Marcos Almeida 27/05/2014 06:24

Nesta onda de novidades duvidosas, onde o novo tem que ser sempre melhor, aparece mais essa do título. Já estão apelando. O pior que tem alunos e profissionais que acreditam.

Nesta onda dos instagrans da vida, com vídeos, fotos e textos bem "criativos", é cada uma que aparece... Por aqui um destes textos.

Abaixo, depoimento de uma das referências na Educação Física, Léo Cabral, sobre todo este movimento. Bons e conscientes treinos.

 

Troquei a foto da minha capa, pensando em questionar qual caminho estamos tomando na Educação Física em não incentivar o perfil crítico sobre novas "evidências científicas" que surgem a cada postagem no Instragram ou no Facebook. O método de conhecimento pela "autoridade" é fato hoje nas redes sociais e o grande resultado disso tudo é um perfil quase de "coma profundo" do comportamento debatedor e investigativo com que pude aprender e conviver no início da minha formação acadêmia e profissional. Não tenho dúvidas em afirmar que a Ciência não cobre todos questionamentos dos Profissionais de Educação Física que estão no dia a dia montando, prescrevendo e planejando programas de treinamento para seus clientes. No entanto, associar novas "paradigmas" ao nosso dia a dia, utilizando referências de artigos científicos e quase "default" hoje pelos grandes especialistas das redes sociais. Mas cuidado, se pelo menos você tiver o cuidado de ler as referências citadas e no segundo momento revisar os principais trabalhos sobre o tema, cuidado, pois você pode se decepcionar. Aprendi de cedo que o debate acadêmico deve ser restrito a essa seara e que os ataques pessoais em debates dessa natureza é um grande sinal de falta de argumento. Aprendi também que a grande armadilha da vida acadêmica é a vaidade e dessa forma precisamos deixar claro que a Ciência não foi feita para humilhar as pessoas e sim para trazer soluções para as necessidades da população. Vamos refletir e debater sempre, mas sempre baseado em evidência e não na autoridade ou na patente de alguém. Por uma Educação Física melhor !!! #educaçãofísica#euamominhaprofiissão#educaçãofísicabaseadaemevidência

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS