Dentista da rede aponta "Jogo dos 7 Erros"
Alexandre Bastos 28/05/2014 17:31

Um dentista que atua na rede municipal enviou ao blog um extenso relato após a inauguração de um novo consultório dentário no Hospital São José. De acordo com ele, a novidade apresentada pela Prefeitura conta com uma série de pendências. Confira:

"Bom dia Prezado Jornalista Alexandre Bastos. Segue um pequeno e interessante material para sua análise e possível divulgação. Desde já, agradeço a sua atenção. A partir de um comentário de uma colega (cirurgiã-dentista) que tem consultório no shopping único, que foi visitada recentemente por fiscal da Vigilância Sanitária de Campos e ameaçaram fechar o consultório por irregularidades observadas, em um dos itens,não todos os listados como se segue: Não podia deixar passar essa. Foi inaugurado um novo consultório odontológico (cadeira e equipamentos novos) no velho Hospital São José. Pelo coordenador de Mutirões do CAO(Coordenação Odontológica - SMS), dr Alexandre Buchaul, especialista em Ortodontia (aparelhos) e sem cursos de especialização e experiência na área de Saúde Pública. Agora é tudo na base do MUTIRÃO odontológico, sob o comando de quem? dr. Ivan Machado.

Vamos ao Jogo dos 7 Erros? (As fotos estão no site da Prefeitura)  

1º - A PIA: Pelas normas da Vigilância Sanitária (VISA/ANVISA) - só tem 1 pia no consultório do H São José. Usada a mesma pia para lavar as mãos dos profissionais e lavar INSATRUMENTAIS CONTAMINADOS, podendo ocasionar INFECÇÃO CRUZADA tem que ter OBRIGATÓRIAMENTE 2 PIAS. 2º - A TORNEIRA da pia: pelas normas da VISA ela tem que ser aberta pelo antebraço e não pode colocar a mão para não haver contaminação, observe que a torneira é COMUM - risco de infecção cruzada. 3º - ESTUFA E AUTOCLAVE DEBAIXO DA PIA: Não é recomendado a colocação de equipamentos de esterelização no mesmo nível do chão. Observar que a ESTUFA não tem TERMÔMETRO, o que é obrigatório. 4º - FIOS aparentes pendurados na parede, podendo ocasionar curtos circuitos, não recomendado e aceito pela VISA. 5º - Caixas penduradas na parede do consultório, assim como calendário, ou quaisquer papéis, o que não é permitido pela VISA. 6º - FALTA de rolopack para proteger as áreas do equipamento onde o dentista e auxiliar colocam a mão: pega do foco, encosto da cadeira, braços da cadeira etc, o que é OBRIGATÓRIO para evitar infecção cruzada. Observe que não tem isso nas fotos. 7º - Bandejas encostadas na parede junto com materiais de LIMPEZA, o que não é permitido pela VISA/ANVISA. Cadê o chefe da Vigilância sanitária de Campos que manda fiscais nos consultórios e quando encontra irregularidades dá prazo de no máximo 15 dias para CORRIGIR, sob pena de interditar e multar o dentista, como fizeram com minha colega, que falhou num desses itens citados? tTUDO MOSTRADO NO PORTAL DA PREFEITURA EM 26 DE MAIO DE 2014, COMO VOCÊ PODE CHECAR. COM FOTOS QUE ENVIAREI POR ANEXO. Gustavo se isso é Padrão, como estarão os cerca de 80 consultórios públicos da PMCG? Sugiro, que caso seja de seu interesse postar, coloque SETAS nos erros apontados. Da mesma forma, pediria para não expor o dentista que está atuando no consultório, ele não tem culpa de trabalhar com cadeira nova, mas nessas condições. ESTAMOS PONDO EM RISCO PROFISSIONAIS E PACIENTES A INFECÇÃO CRUZADA com esse modelo de consultório propagandeado pelo portal da PMCG de ontem. Se esse consultório que é mostrado na página OFICIAL da prefeitura - http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=25549. está FORA DOS PADRÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VISA), AGORA VOCÊ IMAGINA O QUE ACONTECE COM OS OUTROS DA PREFEITURA. Basta apenas uma visitinha. Se puder postar sobre isso eu agradeço e tenho certeza que os comentários vão ser muitos, pois os colegas estão revoltados com a VISA, comandada pelo dentista Elden Pereira, (oriundo do governo Mocaiber) EXIGE TUDO NOS CONSULTÓRIOS PARTICULARES, mas nada faz nos da PMCG".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS