Paulo Hirano: "A Saúde de Campos avançou ou não?"
Alexandre Bastos 27/05/2014 01:18
[caption id="attachment_24724" align="aligncenter" width="432"] Foto - Blog do Avelino[/caption]

O vereador Paulo Hirano (PR), líder do governo Rosinha na Câmara de Campos, publicou um artigo em seu blog (aqui) defendendo as ações da atual gestão na área da Saúde. Na visão de Hirano, "o atendimento da saúde no município é melhor até mesmo do que a própria cidade do Rio de Janeiro e de Niterói. Isso só para citarmos algumas cidades. Até o ano de 2008, apenas 4 polos faziam os agendamentos que, agora, acontecem em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além dos hospitais", opinou.

De acordo com o vereador, que foi secretário de Saúde entre 2009 e 2012, "as pessoas não precisam mais dormir nas filas". "Com a descentralização e o agendamento online de exames e consultas, as filas foram reduzidas e a população não precisa dormir na porta dos hospitais. É certo que alguns veículos de comunicação, para jogar a população contra a prefeita Rosinha Garotinho, e induzir a opinião pública ao erro, aproveitam para registrar uma ou outra situação pontual, que não é mais rotina no município, a fim de criticar a Secretaria de Saúde e convencer os leitores de que aquela é a realidade do serviço. Mas não é", disse Hirano.

Segundo o parlamentar, que reconhece a existência de "muitos problemas", não existe caos. "Não existe caos na saúde municipal. É claro que existem muitos problemas, mas houve muitos avanços. Sabemos que muitas pessoas ainda insistem em procurar os grandes hospitais em busca de marcação de consultas de ginecologia, pediatria e clínica médica, por exemplo, mas esses atendimentos são feitos nas próprias UBSs, em cada bairro, perto da sua casa. Essa agenda de atendimento é liberada de acordo com a capacidade física de atendimento diário de cada unidade conveniada. A média de produção mensal de consultas de Campos é maior do que a média do Rio de Janeiro e de Niterói. Na Atenção Especializada, por exemplo, Campos oferece quase 100% de cobertura contra 66% de cobertura do Rio de Janeiro (RJ) e 73,9% de Niterói. No caso das consultas básicas, o município tem 198% de cobertura, enquanto o RJ faz uma cobertura de 106,8%", afirmou.

Números — Fechando artigo com números, ele deixa uma pergunta no ar. "Para se ter uma ideia, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais de 5 milhões de consultas de 2009 a 2013, sendo mais de 3 milhões para especialidades médicas. Houve um aumento significativo de produção de consultas, comparando os anos de 2008 a 2013, saltando de cerca de 370 mil em 2008 para, aproximadamente, 912 mil em 2013 (especialidades e consultas básicas). Houve ou não avanços? A resposta você já sabe!", finalizou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS