Campos Folia 2014
26/04/2014 15:04

Natália Moraes e Talita Barros
Fotos: Silésio Corrêa

Após toda a polêmica envolvendo os preparativos para o Campos Folia 2014, o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) recebeu os blocos na última sexta-feira (25), primeiro dia de desfiles do Carnaval fora de época, que, este ano, homenageia o falecido radialista Wallace Oliveira. Desfilaram, pelo Grupo de Acesso, os blocos União Feliz e Unidos do Capão (Bruc). Já pelo Grupo Especial, passaram pela Passarela do Samba Rubinho Chebabe os blocos Juventude da Baleeira, Chuva de Ouro, Os Psicodélicos, Castelo do Parque Aurora, Caprichosos de Guarus e Teimoso do IPS. Porém, os destaques da noite foram mesmo a agremiação carioca União da Ilha, que trouxe à muita alegria e samba no pé com o enredo "É brinquedo, é brincadeira, a Ilha vai levantar poeira!", e a rainha de bateria Viviane Araújo, que não economizou simpatia e beleza no sambódromo. Apesar da grande estrutura da festa, o primeiro dia de desfiles não atraiu grande público e os camarotes estavam mais cheios que as arquibancadas.

A União da Ilha atrasou e entrou na passarela com meia hora depois do planejado.

O Campos Folia 2014 entra em seu segundo dia levando para a avenida do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) as seis Escolas de Samba do Grupo Especial, que desfilam na seguinte ordem: Onça no Samba, União da Esperança, Ururau da Lapa, Mocidade Louca, Ás de Ouro e Madureira do Turfe. A festa se inicia às 19h com o Bloco dos Santos e, em seguida, às 20h, a escola campeã do Carnaval carioca, a Unidos da Tijuca, promete levantar o público.
Uma das mais consagradas carnavalescas das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, Maria Augusta, será lembrada este ano pela Onça no Samba, que volta ao Grupo Especial, com o enredo “Uni, Duni, Tê – Maria Augusta, a escolhida é você”. A escola promete mostrar o que a carnavalesca fez nos anos em que assinou o desfile das principais escolas de samba do país, além da sua infância em Barcelos e a ligação com o Carnaval de Campos.

A União da Esperança levará para avenida o enredo “Carukango em verde e rosa”, príncipe moçambicano que seria avô do jornalista José do Patrocínio, que se destacou nos mais importantes movimentos abolicionista e republicano do país. Serão em torno de 800 componentes no Cepop. O enredo é baseado no livro do escritor Hélvio Cordeiro, que conta a história de um príncipe moçambicano que fundou um quilombo na região do Imbé.

Com o enredo “Vai começar a Copa no país do futebol, meu jacaré vira mascote. Sou brasileiro! Sou  Ururau!”, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Ururau da Lapa, promete ferver a avenida com 900 componentes, dois carros alegóricos e um tripé, além de treze alas. O carnavalesco responsável pelo jogo de cores da escola será o Fabiano. A bateria será composta por 75 componentes. O samba-enredo é composto por Moisés Santiago.

A Escola de Samba Ás de Ouro apresentará um enredo que trata do melhor amigo do homem: o cão, mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Personagens que fazem parte da infância de várias gerações, como Lassie, Pluto, Snoopy e Scooby Doo, serão mostrados ao público. A escola entrará na avenida com cerca de 700 componentes, divididos em 12 alas. O carnaval da Ás de Ouro está sendo comandado por Roney Brandão.

Por fim, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Madureira do Turfe leva para o Cepop o enredo “De um sonho à realidade, Roberto Ribeiro, um legado de saudade”. Com 800 componentes, a escola também será composta de dois carros alegóricos e um tripé, além de 16 alas. O autor do samba do Madureira do Turfe é o próprio filho de Roberto Ribeiro, Alex Ribeiro. Os intérpretes serão Alfeu, Igor Viana e Rogerinho.

“Bem ou mal” pelo bicampeonato

É grande a expectativa na Associação Mocidade Louca, que busca o bicampeonato no Campos Folia, com o enredo “Bem ou mal, mas falem de mim, sou Mocidade Louca até o fim”. Após ganhar o título em 2013 contando a história do empresário Sérgio Interlagos, a escola de samba agora faz um recorte nos ditos populares e provérbios. Hoje, a Mocidade Louca será a quarta agremiação a entrar na avenida.
Segundo Márcio Pessoah, da comissão de Carnaval da Mocidade Louca, a escola vai falar sobre o linguajar que reflete a cultura de um povo, na sua forma de viver e pensar. “No Brasil, terra de um povo alegre, debochado e malicioso, estas formas de expressão caem como uma dádiva, pois no diálogo do dia a dia, eles estão sempre presente, como também nas piadas ou para exprimir de forma metafórica um pensamento”, disse.
A agremiação entra no Cepop causando burburinho, com “o comentário é geral e a Mocidade Louca já está na boca do povo”. Em seguida vem o abre-alas, que representa o Templo Celestial: O Bem e o Mal. “Será a forma de os Deuses do palácio celestial derem aos sambistas da Mocidade o poder de narrar a saga da sua escola”. O segundo carro, que será acoplado, promete contagiar a avenida com a Casa da Mãe Joana, onde neles estarão 15 atores encenando a expressão de língua portuguesa que significa o lugar onde vale tudo.
A Mocidade Louca, que tem como presidente de honra Jorge França, irá desfilar com 1.200 componentes divididos em 18 alas e dois carros alegóricos. O samba-enredo é de autoria de Edimilson Pimpolho e Celinho do Capão.

Campeã carioca vem a Campos

A campeã deste ano do Carnaval carioca trará a Campos uma parte do que apresentou no sambódromo da Marquês de Sapucaí. A Unidos da Tijuca remontará o enredo “Acelera, Tijuca!”, homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, que deu à escola o terceiro título em apenas cinco anos. Ao todo, é a quarta conquista, já que a escola venceu também em 1936.

A agremiação do Borel convocou personagens velozes para disputar uma corrida. Speed Racer, Ligeirinho, Papa Léguas, Sonic, The Flash, Penépole Charmosa, Dick Vigarista (do desenho “Corrida Maluca”) e outros “correram” com atletas, pilotos e invenções do homem, como o trem bala e a internet.

Esta não é a primeira vez que integrantes da escola vêm ao Campos Folia. No ano passado, a Unidos da Tijuca abriu o último dia do Carnaval fora de época de Campos e empolgou o público com efeitos especiais. A escola tinha ficado em terceiro lugar no carnaval carioca com o enredo “Desceu num raio, é trovoada! O Deus Thor pede passagem para mostrar nessa viagem a Alemanha encantada”. A escola trouxe a comissão de frente que fiz o martelo do Deus Thor “levitar” no Cepop.

Em 2012, a Unidos da Tijuca apresentou a comissão de frente “a alma da sanfona”, um de seus destaques. E em 2011, quando o Campos Folia era realizado na passarela do samba Dagval Tavares de Brito montada na avenida Alberto Lamego, a escola carioca desfilou com o enredo “Esta noite levarei sua alma”.

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS