Pace médio
Marcos Almeida 04/04/2014 12:27

Nas planilhas de corrida que proponho tem um pace estipulado para todos os treinos propostos. De uma forma geral, dentro da minha linha de trabalho, estipulo tempos por km dentro de uma margem de erro de 15 segundos (por exemplo: 5'/5'15"), pensando num dia bom para o corredor assim como um dia não tão bom assim.

Também coloco, de uma forma geral, 2km de aquecimento, preparando o organismo do corredor para o recheio - que é o objetivo principal daquele dia - onde nos treinos longos venho observando uma interpretação errônea da situação.

O problema é que se está confundindo o pace do km estipulado, como no exemplo (5'/5'15"), pelo pace total médio, com o aquecimento incluso. Isto acarreta "andar" mais forte no recheio para baixar o pace médio total do treino, fugindo totalmente da proposta original dentro de um planejamento a médio/longo prazo.

Temos que aprender que aquecimento é apenas aquecimento, com toda a sua importância; e treino principal é o recheio do bolo, onde o pace que foi estipulado serve apenas para aquela distância pedida, podendo comprometer todo o planejamento. Espero ter sido claro rsrs. Bons treinos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS