Arquivo Público é destaque na revista da Biblioteca Nacional
Alexandre Bastos 23/04/2014 16:33
[caption id="attachment_24116" align="aligncenter" width="450"] Documentos antigos estão sendo recuperados[/caption]

Nem só de polêmias e notícias ruins vive a Cultura em Campos.  De acordo com matéria publicada no site da Prefeitura, o município se destaca nacionalmente pela restauração de documentos históricos, através do trabalho desenvolvido pelo Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). A edição deste mês da Revista de História da Biblioteca Nacional vem trazendo a escritura de um contrato de financiamento e exploração do sertão de Campos dos Goytacazes. O documento foi redigido pelo tabelião Diego Martins, em 17 de junho de 1656.

O contrato foi escrito com pena de ave e letra humanística cursiva característica do século XVII, de traçado irregular e leve, com inclinação à direita e de difícil leitura. “São usadas poucas abreviaturas, de fácil entendimento, mas as assinaturas são mais difíceis de ler”, explica o gerente do Arquivo Público, Carlos Freitas, autor do artigo.

Ele considera a publicação mais um exemplo da importância que o acervo do Arquivo tem para a preservação histórica de Campos. A escritura é um documento original, mede 22cm por 32cm, tem fólio duplo, é encadernada e apresentada na forma jurídica padrão para a redação de documentos oficiais naquele século.

De acordo com a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, o Arquivo Público é um local onde pesquisadores, estudantes, moradores e turistas podem conhecer Campos desde sua Fundação. "As pessoas terão a oportunidade de ver documentos importantes para a construção histórica da cidade", destaca Patrícia.

O Arquivo Público Municipal é a primeira edificação em alvenaria, sendo pioneira na Baixada Campista. Fica localizado na Estrada Sérgio Viana Barroso, 3.060, entre Goitacazes e Tocos. As visitas podem ser agendadas pelo telefone 2733-9999.

Fonte:  Ascom/FCJOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS