Na terra dos shows milionários, Orquestra passa por dificuldades
Alexandre Bastos 21/04/2014 16:08

Em 2012, após uma ONG do Espírito Santo quase levar R$ 2 milhões para montar uma Orquestra Sinfônica Municipal, blogueiros, jornalistas, artistas e políticos travaram uma luta pela valorização dos músicos locais. Na ocasião, o manifesto ganhou corpo e a prefeita Rosinha Garotinho (PR) optou por uma parceria com a ONG Orquestrando a Vida, que conta com músicos da terra goitacá. “Sempre foi nosso desejo investir em artistas locais e fico feliz porque, agora, está sendo possível com a formação da Orquestra Sinfônica de Campos”, disse Rosinha em junho de 2012 (aqui).

Porém, o mesmo governo que investiu milhões em shows no “Verão da Gastança” e vai gastar mais um pouco com o Carnaval fora de época, parece ter se esquecido da sua Orquestra. Sem um novo contrato desde o início deste ano, vários músicos estariam abandonando o sonho.

Será que a Fundação Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) se lembrou de Luan Santana e Thiaguinho e se esqueceu da Orquestra Municipal?

Atualização às 20h15 — Músico dispara contra ONG — Em mensagem enviada ao blog, um músico que preferiu não se identificar isentou a Prefeitura e disparou contra a ONG responsável pela Orquestra. Confira:

"Prezado Bastos, vou preservar minha identidade por motivos óbvios pelo que relatarei a seguir, e só faço isso pois poderíamos de fato ter uma orquestra decente e profissional em Campos mas o monópolio que se instalou em Campos pela ONG é uma vergonha. Acho realmente que o sr. Jony William é( ...) Fui musico da orquestra, recebia 600 reais em média enquanto (.....) Pelo que sei o contrato não pode ser renovado pois mais uma vez a ONG não consegue fazer a prestação de contas, por que será. Toda vez era a mesma desculpa, mas porque será que perdeu o patrocínio do Estado? Porque que perdeu o apoio da Eletrobrás? e da OGX? Será que o problema está mesmo nos governos que não o ajudam, ou porque JW nunca consegue prestar contas? Peça a ele para abrir a contabilidade da ONG e veja quanto nós músicos ganhamos e quanto ganham (...) ? A revolta que hoje toma conta de nós músicos e seus pais e justamente o fato de para os músicos nada ou muito pouco, mas para ONG TUDO ou quase TUDO".

Atualização às 23h40 — Em nova mensagem enviada ao blog, o músico fez algumas ponderações e indagações: "Prezado Bastos, só quero que fique claro que não estou isentando a prefeitura, só quero que fique claro que realmente o contrato não será renovado em forma de convênio com a prefeitura pois JW não conseguiu prestar contas. Quanto ao comentários, sim existem problemas no município, porém não devemos passar panos quentes sobre as contas da ONG, entendo seu posicionamento de não querer revelar os nomes que coloquei no primeiro comentário, mas como musico estou revoltado, pois JW nos obrigar a dar aulas para os demais alunos do projeto, tocar nas orquestras Municipal, que a mesma, só muda o uniforme para da Mariuccia Iacovino, de acordo com a conveniência de JW e quer nos pagar R$ 656,00. Só lembrando que o contrato com a prefeitura para a orquestra Municipal é mais de 2 milhões, peça a ela ou a prefeitura para prestar conta de como este valor foi gasto durante um ano? Se a prefeitura tem algum problema não quero saber neste momento, só não quero mais ver JW posar de pobre coitado, porém ninguém fala da exploração de nós músicos. Isto me deixa indignado. Quem rala somos nós... Talvez se a empresa do Espírito Santo tivesse vindo, quem sabe de fato nós músicos não teríamos sido valorizados?". 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS