Insatisfação no distrito de Santa Maria de Campos
Alexandre Bastos 15/04/2014 12:35

Em contato com o blog, ex-integrante da comissão que organiza a festa de Santa Maria de Campos enviou um extenso relato demonstrando a insatisfação com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Confira:

O que era pra ser uma data de festividades, começa a se transformar num caos. Ano após ano moradores de Santa Maria se queixam das programações culturais no distrito, que na verdade se resumem a shows. Neste ano, tudo parecia que seria diferente, pois foi formada uma comissão da festa de Santa Maria, entretanto, tem-se tornado um caos. Em reunião realizada na Fundação Cultura Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), no último dia 09, foram tratados diversos assuntos referentes à festa, menos um: o real interesse da comunidade.

Segundo pesquisas recentes realizadas no Facebook, num conhecido grupo da região chamado “FESTAS”, 98,34% da população está insatisfeito com a data da festa. Em outra pesquisa, 100% da população está insatisfeita com a programação. O descontentamento se resume a questão de interesses. “Deixaram de ver o lado da comunidade, o que ela realmente queria e deu nisso. Se a festa é pra comunidade, então porque fazer algo que ela não que. Dois representantes que participaram da reunião tinham conhecimento dos riscos do evento ser realizado dia 31, e mesmo assim a data foi imposta, pois beneficiaria a parte religiosa (JUSTO, POIS É A FESTA DA PADROEIRA) que tinha o desejo no show da Aline Brasil.  Ocorre que nesta data, há dois grandes eventos nas proximidades com atrações nacionais, e que certamente dividirão o público. “Alguns moradores de Santa Maria não ficarão aqui, e os que deveriam vir certamente não virão”, disse Mayko Julião, que tem defendido o distrito no Facebook.

Mayko Julião diz ainda: “trabalho de mais de um mês jogado no lixo! A FCJOL deixou de atender as necessidades da comunidade e da igreja. Obrigou a fazer uma única festa, enquanto a mesma podia atender as duas. Os pedidos da igreja eram apenas um dia de estrutura e um show da Aline Brasil”. Ressalta-se que a indignação com a FCJOL se dá pelo simples fato do tratamento diferenciado que os distritos do noroeste do Município recebem. “Todo ano é a mesma coisa, a FCJOL dá 3 shows pra Santa Maria e Santo Eduardo, e que a comunidade se vire”.

Mayko Julião ainda alerta “Todos os anos o distrito de Morro do Coco recebe duas festas (uma da padroeira e uma do reencontro – comunidade). Ano passado em Morro do Coco, na festa da padroeira, o distrito recebeu 5 shows regionais e 1 nacional”. Num link da prefeitura de Campos não deixa mentir http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=7220”. E sobre a festa do reencontro de Morro do Coco, Mayko Juliao diz: “Essa festa comemora o que? Reencontro de que? A FCJOL a trata com mais importância que as festividades dos distritos de Santa Maria e Santo Eduardo. O apoio é idêntico, e ainda deu um show Nacional, como pode ser visto no link a seguir, da última festa http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=22105.”

Em janeiro deste ano a FCJOL disponibilizou dois shows nacionais (Aline Brasil e Maria Cecilia e Rodolfo) para o distrito de Santo Amaro. Só o cachê da dupla sertaneja custa R$ 100.000,00, fora a logística. Por fim, não pode ser deixado de lembrar que pela Lei Estadual n.º 4.342, de 17-06-1960, Santa Maria de Campos tornou-se distrito e, neste ano, completa 54 anos. Dizem os mas antigos que o distrito foi proclamado independente no final de maio de 1958, mas que somente foi publicado dois anos depois.

Atualização às 15h10  - Em contato com o blog, a presidente da FCJOL, Patrícia Cordeiro, explicou a sua versão da história. De acordo com ela, toda essa polêmica começou por conta de uma Barraca de Chopp. "Em uma reunião com a comissão que organiza a festa ficamos sabendo que a barraca de chopp não poderia ser montada na data marcada para o evento. Talvez por isso, estejam tentando criar toda essa polêmica. Vale lembrar que não é a Fundação que decide o dia. A festa de Santa Maria de Campos faz parte do calendário tradicional de eventos e tem uma data definida. Então, como poderíamos mudar a data por conta dessa barraca?", indaga Patrícia, que também comentou sobre uam sugestão apresentada. "Queriam duas festas. E tudo por conta da barraca de chopp", frisou.

De acordo com Patrícia, o governo municipal não privilegia um distrito em relação ao outro. "Tratamos todos de forma democrática. O show da Aline Brasil será apreciado pela população de Santa Maria de Campos e, uma vez, independente da barraca de chopp, a festa será muito bonita", completou.

Atualização Às 18h15 — Em mensagem enviada ao blog, Washington Campos, que se apresenta como organizador da festa religiosa, também se posicionou sobre a polêmica. Confira:

Prezado Alexandre Bastos

Estaremos realizando os festejos da PADROEIRA SANTA MARIA. Só pelo título percebe-se que se trata de uma festa religiosa. Todos os anos, a festa da Padroeira Santa Maria foi realizada no último final de semana do mês de maio, Mês das mães, mês de Maria. A festa da padroeira Santa Maria reúne todos os moradores do distrito além de distritos vizinhos e municípios. Santa Maria é um local de fácil acesso, próximo a BR 101, ficando em área central aos demais distritos, fazendo divisa inclusive com outros municípios.

Este ano, a festa seria realizada mais uma vez de forma separada, sendo a comissão formada por integrantes da comunidade escolhidos pelo Supervisor Local. E com isso, estipulou-se a data de 22 a 25 de maio para os festivos sociais. A igreja, na pessoa do pároco local, realizará os festejos do novenário a Nossa Senhora no período de 22 a 31 de maio, finalizando com a tradicional procissão luminosa, missa e show religioso. Mas para isso necessitaria de estrutura para realização do evento, para tanto enviou ofício solicitando estrutura, e show com os artistas "Tempo de Unção" e "Aline Brasil". Em reunião com a FCJOL, entre as partes sociais representada pelo Supervisor Local e a Igreja representada pelo senhor Washington Campos, fomos informados que não haveria a possibilidade de haver duas festas no mesmo distrito num espaço de tempo de uma semana.

As pessoas mal informadas, desconhecem os trâmites legais e burocráticos necessários para justificativa de despesa por parte do órgão público. E acabam colocando a prefeitura contra a comunidade dizendo que a prefeitura não banca as duas festas porque não quer. Não é bem assim, há uma preocupação muito grande, por parte da presidência da FCJOL, a senhora Patricia Cordeiro, com relação a realização de processos de pagamentos, pois se muitos desconhecem, toda prestação de contas da citada fundação está vinculada ao CPF de seu gestor, ou seja, qualquer processo de pagamento é de responsabilidade de seu gestor. Então, como justificar uma festa sem ter uma justificativa? Cabe salientar que a festa considerada como tradicional e publicada em Diário Oficial do Município é a festa da padroeira, ou seja, a festa religiosa, onde 99,9% das festas reconhecidas pelo município como tradicionais são festas de padroeiros. 

Patrícia Cordeiro tem se mostrado muito firme a frente da FCJOL. Antigamente, muitas festas de ruas, bairros e outras festas eram patrocinados pela prefeitura sem ter uma mínima expressão de justificativa da mesma. Isso acabou, é bom que as pessoas entendam que dinheiro da prefeitura é dinheiro público, é dinheiro do povo. Ela foi muito solícita em atender a comunidade com 3 dos melhores shows de Campos, o grupo Dibobeira, a banda Tudublu e o cantor Sandro Bali. E ainda, atender a igreja com uma das maiores e mais ungidas voz da igreja católica, a cantora Aline Brasil. Dizer que estes shows são ruins e desconhecimento de causa.

Quanto a insatisfação da comunidade com relação a data da festa, não vejo nenhuma veracidade nos fatos. Falar que pesquisa em facebook num grupo que tem 475 membros e apenas uma pequena parte desse grupo votou é vontade da comunidade é desconhecimento total de dados estatísticos. Uma comunidade que ainda carece de internet, não há disponibilização de Velox para novas linhas. Uma comunidade que carece de telefonia celular, uma comunidade de estar por ter seu DPO desativado pelo estado, ficar discutindo sobre um evento que sempre ocorreu em Santa Maria, onde a Prefeitura Municipal de Campos está patrocinando toda a infraestrutura e shows.

Acredito que vaidades pessoais estão falando mais alto e acredito ainda que por trás disso tudo deve haver algum financiamento da oposição. Mais uma vez, fica o nosso agradecimento a Prefeita Rosinha Garotinho pela disponibilização de toda infraestrutura, as Secretarias de Limpeza Pública, CODENCA, Campos Luz, Guarda Municipal e Postura. E um agradecimento especial a senhora Patrícia Cordeiro que com lisura e transparência vem conduzindo a FCJOL e procurando atender a todas as festas dentro da legalidade, usando sempre de bom senso e atenção. A todos os amigos de Campos fica o nosso convite para os festejos da padroeira Santa Maria durante os dias 22 de maio à 1º de junho, onde teremos várias atrações, na mais pura paz e confraternização, e toda hospitalidade que o povo santa mariense possui. Fiquem todos na paz e que nossa padroeira, Maria Santíssima, aquela que Deus honrou primeiro e por isso nós também a honramos, cubra com seu manto poderoso todos aqueles que por aqui passarem.

Washington Campos
Organizador da Festa Religiosa 
Atualização às 19h15 — REPLICA enviada por Mayko Julião: "As informações da Sra Patricia são verídicas. Todas elas, com exceção do tratamento igual. Basta só verificarmos as festas dos demais distritos! ..Quanto ao manifesto do Washington, o referido grupo tem 1.240 membros (não 475 como ele mencionou), e a enquete foi utilizada SÓ para saber se valeria à pena realizar um abaixo assinado ou não para autorização da data. Neste momento a enquete, que inclusive ele pode votar, tem NÃO HÁ NENHUM REGISTRO DE VOTOS A FAVOR DA PROGRAMAÇÃO. Quanto a enquete se estão ou não satisfeitos com a data são 127 membros contra a data e 2 a favor do dia 31. Agora quanto ao argumento levantado pelo Sr. Washington "Acredito que vaidades pessoais estão falando mais alto e acredito ainda que por trás disso tudo deve haver algum financiamento da oposição." Ele terá de provar em Juízo. Nunca me envolvi com política. Nunca fiz campanha pra ninguém, e não existe posição. Tenho 18 paginas printadas e impressas que comprovam um "jeitinho" do Washington para escolher realizar o evento dia 31".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS