Garotinho na comissão que vai investigar propina na Petrobras
Alexandre Bastos 02/04/2014 13:52
[caption id="attachment_23648" align="aligncenter" width="516"] Garotinho na instalação da comissão conversando com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (Foto de André Couto)[/caption]

A comissão externa criada para investigar denúncias de propina na Petrobras foi instalada nesta terça-feira (2) na Câmara dos Deputados. De acordo com o coordenador da comissão, deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL), o colegiado terá o objetivo específico de apurar o suposto suborno de funcionários da estatal por parte de uma empresa holandesa, a SBM Offshore. Lessa informou que irá primeiro coletar informações de órgãos de fiscalização brasileiros sobre os contratos firmados com a SBM, antes de viajar à Holanda para acompanhar as investigações do Ministério Público do país europeu.

A comissão que é composta pelos seguintes deputados:

Maurício Quintella (PR-AL) - Coordenador Anthony Garotinho (PR-RJ) Lucio Vieira Lima (PMDB-BA) Paulo Magalhães (PSD-BA) Mário Negromonte (PP-BA) Carlos Sampaio (PSDB-SP) Onyx Lorenzoni (DEM-RS) Fernando Francischini (SDD-PR)
 Em seu blog, Garotinho prometeu particpar dos trabalhos "com transparência e imparcialidade".

Denúncias — Reportagem publicada pelo jornal "Valor Econômico" apontou a existência de suposto esquema de pagamento de suborno a autoridades de governo e de estatais de diversos países, entre os quais o Brasil, somando montante de mais de US$ 250 milhões. A denúncia foi publicada na página em inglês da SBM na Wikipedia, em outubro de 2013, mas só ganhou repercussão no Brasil nas últimas semanas. No texto, uma pessoa que se identifica como ex-diretor da SBM afirma que a companhia teria feito o pagamento de propina entre 2005 e 2011. De acordo com a denúncia, US$ 139 milhões teriam sido repassados à Petrobras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS