Bolsa família x Balcão de empregos
José Paes 24/03/2014 14:26

Hoje pela manhã, no caminho para o trabalho, me deparei com uma enorme fila na gerência do Bolsa Família em Campos, localizado na avenida José Alves de Azevedo. Um pouco mais a frente, no balcão de empregos da Secretaria Municipal de Trabalho, poucas pessoas analisavam a lista de oportunidades que aparentava estar fixada na entrada do local.

Nada contra o programa bolsa família em si, que representa um grande mecanismo de redução da pobreza e da desigualdade social, mas essa situação presenciada hoje revela claramente que há distorções que precisam ser corrigidas. Numa região que vive um considerável boom econômico, me parece irrazoável que a fila do Bolsa família esteja abarrotada, enquanto a de ofertas de emprego, praticamente vazia.

Nem de longe quero insinuar que a culpa seja do cidadão que, em muitos casos, por fatores alheios a sua vontade, sequer possui a qualificação necessária para os empregos oferecidos hoje na região. Mas precisamos discutir com atenção esse fenômeno, sob pena de programas importantes como o bolsa família continuarem apenas enxugando gelo, enquanto as causas reais da pobreza não são enfrentadas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS