Fantástico mostra abandono em escolas públicas
Alexandre Bastos 09/03/2014 23:30

Em sua edição deste domingo o Fantástico mostrou a dura rotina de professores, pais e alunos de algumas escolas em Alagoas, Pernambuco e Maranhão. A reportagem mostra escolas sem cadeiras, piso, janelas, material de limpeza, água potável e banheiros. O transporte é complicado e, em alguns casos, é preciso colocar o pé na lama para estudar.

Tem até escola com aula ao ar livre, que precisa ser interrompida em dias de chuva. No final da matéria as respostas enviadas pelas Prefeituras foram bem parecidas com as que ouvimos nos últimos anos: a culpa é das gestões passadas e um "grande processo de reformulação foi iniciado pelo atual governo".

Para ver o vídeo com a matéria, clique aqui 

Campos: Infiltração, mofo, piso destruído, rachaduras e desabafo de mãe (aqui) — Não é preciso ir muito longe para encontrar escolas em situação precária. Em novembro do ano passado o médico sanitarista Erik Schunk (PSOL) publicou em seu blog algumas imagens que mostram a situação do Colégio 29 de Maio, a maior escola da rede municipal. “Falta de calçamento dentro de pátio, a instalação elétrica é um risco constante à integridade dos alunos e funcionários, há infiltração de água em teto e paredes com mofo nesses locais com risco de alergias e infecções respiratórias. Lixeiras, cadeiras e portas de salas quebradas completam o quadro de abandono em que se encontra escola. Até quando Dona Rosinha?”, perguntou Schunk.

Também no mês de novembro o grupo Cabruncos Livres fez uma exposição com diversas fotografias das escolas da rede municipal de ensino. Ao lado do movimento “Educadores de Campos em Luta", foi produzido um vídeo. Nele, é possível ouvir alguns depoimentos reveladores sobre a educação na terra goitacá. Confira:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=4Ei6T1Ni5xs[/youtube]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS