Horta em apartamento...
bethlandim 19/03/2014 18:54

Cozinhar com temperos frescos não é exclusividade de quem mora em casa. Seja em vasos na cozinha ou em um canteiro na varanda, mostramos que é possível ter uma bela horta em apês de todos os tamanhos.

Veja as idéias...

A horta em vasos fica na varanda gourmet projetada pela designer de interiores Cilene Monteiro Lupi.

A varanda com jeito de jardim é exatamente o que a moradora deste apartamento queria: aconchegante, com plantas e temperos frescos sempre à mão. O paisagista Roberto Riscala fez um projeto com diversas caixas de pínus. Há manjericão e alecrim

Na varanda gourmet, a horta e a madeira de demolição, que cobre piso e paredes, dão a desejada sensação de se estar numa casa. Os vasos ficam sobre a mesa e em suportes na parede. Projeto do escritório Lovisaro Arquitetura e Design.

Uma horta com tamanho generoso. Foi o que a moradora deste apartamento pediu à paisagista Catê Poli e ao agrônomo Sérgio Menon. Eles aproveitaram os 2 m de largura da varanda para criar uma caixa de cumaru com interior de zinco de dois andares.

O paisagista Odilon Claro mora em apartamento, mas isso não o impediu de ter temperos frescos. “Montei uma horta na varanda com vasos no aparador. É uma solução para quem tem pouco espaço”, conta ele, que costuma plantar alecrim, pimentas e hortelã.

A moradora Patricia Bulhões gosta, sobretudo, da varanda com jardim. “Tem até grama de verdade no chão”, orgulha-se. Ali, ela colhe temperos para cozinhar com o marido, o arquiteto Thiago Passos.

A moradora, que cresceu em uma fazenda, fazia questão de ter uma horta, para comer verduras plantadas por ela. Como a cobertura recebe bastante sol, o pedido foi facilmente atendido pela paisagista Juliana Freitas e hoje há alface, rúcula e rabanete.

Vasos em degradê de azul dão cor à horta da arquiteta Gabriela Marques, na bancada da cozinha.

O terraço deste apartamento é ligado ao quarto de Rafaela, filha da designer de interiores Silvia Cavalcanti. A menina faz questão de cuidar da pequena horta existente lá

Do janelão da ex-lavanderia, incorporada à área social com a reforma do designer de interiores Gabriel Valdivieso, entra a luz para a pequena horta no caixote, que fica sobre o carrinho. Casa de Gabriela Carvalho de Melo.

Logo na entrada da cozinha fica um grande vaso, onde são plantados, juntos, vários temperos. Cozinha dos chefs Janaína e Jefferson Rueda.

Um canto da bancada da ampla cozinha projetada pela SAO Arquitetura tem uma horta em vasos. Ela fica ao lado de outros temperos...

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS