Ranulfo exonerado da Fazenda em SJB
06/02/2014 08:02

Seis meses após assumir a secretaria de Fazenda da Prefeitura de São João da Barra, o economista Ranulfo Vidigal foi exonerado pelo prefeito Neco (PMDB). De acordo com o ex-secretário, houve a impossibilidade de concluir um mestrado e ao mesmo tempo comandar a secretaria. No momento, quem assume a pasta é o advogado Edson Cláudio de Sousa Machado, que já faz parte da secretaria de Fazenda, atuando como tesoureiro. Trata-se de um nome do 5º distrito, que faz parte do grupo mais próximo do prefeito Neco.

A notícia sobre a exoneração foi publicada na noite da última terça-feira pelo blog “Eu Penso que”, do jornalista Ricardo André Vasconcelos. Ontem, a exoneração foi confirmada através do Diário Oficial. Em seu perfil no Facebook, Ranulfo comentou sobre a sua saída e garantiu ter sido consensual. “Deixo meu agradecimento a toda a equipe de governo e desejando um pleno sucesso para todos, mas o conjunto de tarefas e as grandes responsabilidades, não permitem acumular funções tão especiais em dois municípios Rio e SJB. Fiquei seis meses e neste período presenciei uma recuperação da receita própria e um equilíbrio fiscal no município que fechou com superávit orçamentário e financeiro. SJB possui em caixa hoje equivalente à mais de 7 meses do valor da folha mensal de salários e um belo orçamento de 400 milhões de reais”, afirmou.

Ao lado de Pezão — Ranulfo descartou categoricamente que sua saída tenha alguma intenção de trabalhar na campanha do deputado federal Anthony Matheus (PR), a quem era ligado até o ano passado, ao governo do estado. Muito pelo contrário, Ranulfo diz que está pronto para a campanha do vice-governador Luiz Fernando Pezão, pré-candidato do PMDB ao governo do Rio de Janeiro. “Eu me coloco desde já para colaborar com a caminhada do meu amigo Pezão, que sempre me tratou com fidalguia e consideração”, disse o ex-secretário de Fazenda de SJB.

Logo após a nomeação de Ranulfo, que na época garantiu estar no grupo de “Carla e Neco”, a ex-prefeita Carla Machado (PT) deixou claro que não teve qualquer participação na escolha do secretário. “O prefeito Neco, eleito com o nosso apoio, tem todo o direito de nomear quem quer que seja, como também a responsabilidade da condução da sua gestão cabe exclusivamente a ele. Se o prefeito quis nomear o Sr. Ranulfo Vidigal, é uma prerrogativa deste que tem o poder de decisão. Afirmo que não fiz parte do governo cassado do atual secretário de Fazenda e que também não faço parte do seu círculo de amizade, assim sendo, o conheço muito pouco para fazer qualquer pré-julgamento”, disse Carla na ocasião. 

“Não vim para fazer cavalo de Troia”

Em agosto do ano passado, assim que assumiu a pasta, Ranulfo Vidigal afirmou que não existia a possibilidade do seu ingresso na Prefeitura de São João da Barra ser uma forma de cooptar o atual prefeito para o grupo político do deputado federal Anthony Matheus. “Não vim inventar a roda. Ela já existe e está funcionando. Eu não vim aqui para fazer um cavalo de Troia, para levar o Neco para lá ou para cá”, afirmou.

De acordo com Ranulfo, tudo na vida passa. “Torço pelo sucesso do governo Rosinha. Porém, agora faço parte da Prefeitura de São João da Barra e estou ao lado do prefeito Neco e da ex-prefeita Carla Machado”, afirmou Ranulfo, logo após assumir a secretaria.

Na época, o prefeito Neco lembrou que seu início na vida pública começou com Ranulfo. “Eu atuava no corte de cana e ele foi o primeiro a me dar uma oportunidade na vida pública. Atuei naquela ocasião como administrador do 5º distrito. Agora é a vez de ter o Ranulfo ao meu lado durante a minha gestão”, disse Neco.

Alexandre Bastos
Foto: divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS