Pezão já soma mais aliados
05/02/2014 08:02

Faltando quatro meses para a liberação das convenções partidárias visando as eleições de outubro, os principais articuladores de cada partido começam a fechar as primeiras alianças. Quando o assunto é o governo estadual, mesmo largando atrás nas pesquisas, o vice-governador Luiz Fernando Pezão saiu na frente e já conta com mais aliados.

Na última segunda-feira, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou que Cabral deu um “xeque-mate” e atraiu o partido para apoiar a campanha de Pezão com uma vaga na chapa para o cargo de vice-governador ou para senador. Dessa maneira, o governador tenta isolar Lindbergh e assegura pouco mais de nove minutos de tempo de TV para Pezão, mais que o dobro do que teria hoje o senador petista. Também em busca de mais tempo de TV, partidos como PT, PR e PRB andam articulando nos bastidores.

Assim como o Solidariedade, que esta semana aceitou formalmente o convite para que o deputado estadual Pedro Fernandes comande a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, os pedetistas estavam em negociações avançadas com o pré-candidato do PT. Lindbergh tinha oferecido a vaga de vice ao PDT. Lupi já se preparava para dar a notícia a Cabral, quan-do o governador fez a proposta. “Cabral deu o xeque-mate. Estamos no governo, temos duas secretarias, e ele nos deu a vaga na chapa majoritária. É difícil, depois de quatro anos no governo, dizer ‘tchau, estou indo embora’. Estamos mais próximos de fechar com ele, mas vou ouvir o partido”, afirmou Lupi.

No momento, o PT tenta atrair para a aliança partidos que têm pré-candidatos, como PcdoB e PRB, além do PSB, do governador Eduardo Campos, provável rival da presidente Dilma Rousseff. Ainda que consiga, terá quase três minutos de TV a menos do que Pezão. “A gente conversa com todos os partidos que não sejam o PMDB, que joga muito pesado com a máquina”, afirmou o presidente do PT no Rio, Washington Quaquá.

Desde que Quaquá determinou que todos os petistas deixassem o governo Cabral, somente quatro deles tiveram as exonerações publicadas no Diário Oficial. Entre eles estão Carlos Minc e Zaqueu Teixeira, ex-secretários do Ambiente e de Assistência Social, respectivamente. Um levantamento feito pelo jornal “O Globo” verificou, além desses, outros dois exonerados que podem ser ligados ao PT.

Republicanos garantem ter apoio do Pros e PT do B

Em clima de campanha, o deputado federal Anthony Matheus confirmou no último dia 25 que será candidato ao governo do estado do Rio. Em convenção na Via Show, casa de festasem São Joãode Meriti, na Baixada Fluminense, ele distribuiu material de campanha e fez ataques ao governador Sérgio Cabral e ao vice-governador Pezão. Empolgado, o ex-governador discursou aos correligionários e afirmou que está confiante na vitória na eleição deste ano. Em plena campanha, afirmou que sua candidatura já conta com o apoio do PT do B e do Pros. Discursaram a favor da candidatura, durante a convenção, a deputada Liliam Sá (Pros), o deputado estadual Marco Figueiredo, vice-presidente nacional do Pros, e o presidente do diretório fluminense do PT do B, Vinicius Cordeiro. O vereador Albertinho (Pros) também discursou. “Hoje, o nosso partido entendeu que o Rio precisa de uma grande mudança. E o deputado Garotinho é o mais indicado para colocar um fim na situação caótica do estado”, disse Albertinho.

Flertando — Mesmo dando a entender que pode caminhar com a presidente Dilma Rousseff em 2014, o deputado Anthony Matheus não esconde o fato de já ter sido sondado por pessoas ligadas ao senador Aécio Neves (PSDB). 

Alexandre Bastos
Foto: divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS