Derrotado, Joaquim Barbosa ataca: "Maioria feita sob medida"
Alexandre Bastos 27/02/2014 12:53

"Foi formada aqui uma maioria sob medida", disparou o presidente do STF, Joaquim Barbosa, no seu voto contra os embargos infringentes na AP 470 (Mensalão). Para ele, "o Supremo fez um trabalho brilhante" que foi jogado por terra pelos novos juízes. "Há dúvidas que eles se reuniram por três anos para a prática de crimes?", perguntou ele. "Tanto é assim que ninguém tem dúvida sobre quem eram os integrantes da quadrilha, os mandantes, os operadores?". "Vale lembrar", disse Barbosa, acentuando que José Dirceu era o chefe, Marcos Valério o principal operador e José Genoíno como distribuidor de dinheiro. "Genoino saia para telefonar e pedir autorização de Dirceu para a distribuição de dinheiro. Delúbio Soares definia o quanto cada um receberia, a data e o local. Não há associação permanente para delinquir?", perguntou.

O voto contrário de Barbosa fechará o placar em 6 votos a favor da aceitação dos embargos (Luís Roberto Barroso, Carmen Lúcia, Dias Toffoli, Ricardo Lewandiwski, Teori Zavascki e Rosa Weber) , contra cinco contrários (Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Melo e Joaquim Barbosa).

As penas de réus como José Dirceu, José Dirceu e Delúbio Soares terão de ser revistas para baixo. "Como não dizer que toda essa trama não constitui quadrilha?", perguntou Joaquim ao plenário. "Essa estrutura sólida é o contrário de uma associação eventual. O que houve nesses autos é a prática reiterada de quadrilha, sem a alteração da sua composição e de seus objetivos"

Fonte: Brasil 247

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS