Quem gasta mais com publicidade? Rosinha ou Cabral?
Alexandre Bastos 21/02/2014 11:31

Nos últimos cinco anos a Prefeitura de Campos gastou cerca de R$ 75 milhões com publicidade, uma média de R$ 15 milhões por ano. Durante este tempo, enquanto a oposição criticava o gastos excessivos com a “maquiagem rosa”, o deputado federal Anthony Garotinho fazia a mesma coisa em relação ao governador Sérgio Cabral (PMDB). Na visão de Garotinho (aqui), “para a mídia, Cabral é como um Papai Noel que dá presentes o ano inteiro”. Porém, ele jamais fez as contas para descobrir quem é a Mamãe Noel.

Vamos aos números:

O governo Rosinha conta com um Orçamento anual de R$ 2,5 bilhões e gasta R$ 15 milhões por ano com publicidade.

O governo Cabral conta com um Orçamento anual de R$ 76 bilhões e gasta em média 110 milhões por ano com publicidade.

Ou seja: Para divulgar as ações do governo estadual nos 92 municípios (16 milhões de habitantes), o governo estadual disponibiliza por ano 0.14% do seu Orçamento com publicidade.

Já o governo Rosinha, para divulgar as ações do seu governo em um município com 500 mil habitantes, aplica 0.6% por ano.

Resumindo: O governo da prefeita Rosinha gasta quatro vez mais (400%) do que o governo Cabral com publicidade.

Atualização às 23h35 — Em e-mail enviado ao blog, o subsecretário de Comunicação Social da Prefeitura de Campos, Sérgio Cunha, mostrou que, nessa disputa para ver quem gasta mais com publicidade, algumas cidades vizinhas conseguem superar o município de Campos. Ele também explica que a média anual da iniciativa privada é de 2% do Orçamento anual, enquanto Campos gasta 0.6%. Confira:

"O valor gasto pelo governo do estado do Rio em publicidade é 730% maior do que o investido pela prefeitura de Campos com a divulgação de seus atos. Campos gasta apenas 0,6% de seu Orçamento com divulgação, contra uma média normal da iniciativa privada de 2% de sua receita total. A prefeitura de Campos centraliza todas as despesas de divulgação na Secretaria de Comunicação, prevendo R$ 15 milhões por ano, o equivalente a 0,6% de seu Orçamento de R$ 2,5 bilhões, em 2014, sendo que estes valores são médias estimadas nem sempre atingidas em seu teto. Campos, com 500 mil habitantes, gasta menos em divulgação do que municípios vizinhos, como Macaé, com 200 mil habitantes, que em 2014 terá R$ 20,6 milhões para comunicação com um Orçamento de R$ 2,2 bilhões, o equivalente a 1% de sua receita total. A média de Campos é inferior a de São João da Barra, com 30 mil habitantes, que em 2014 destina 1,6% de suas receitas para divulgação, ou seja, R$ 6,7 milhões de um Orçamento total de R$ 398,7 milhões. A atividade de comunicação é vital para a sociedade e importante para a administração pública se relacionar com a população, com o setor gerando empregos locais e contribuindo com impostos e a arrecadação do município".

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