Prefeitura: Meio bilhão para unidades contratualizadas
Alexandre Bastos 10/02/2014 12:19

Mais de R$ 500 milhões, entre recursos dos royalties e do governo federal, foram repassados às unidades hospitalares contratualizadas em Campos por meio da Gestão Plena de Saúde, nos últimos cinco anos. Ao todo, a Secretaria Municipal de Saúde repassou $ 531.621.552,80, de janeiro de 2009 a dezembro de 2013, a oito hospitais por procedimentos e serviços prestados, como exames de média e alta complexidade, internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e outros procedimentos.

A Prefeitura tem relação de contratualização com a Santa Casa de Misericórdia de Campos, Sociedade Portuguesa de Beneficência, Hospital dos Plantadores de Cana, Hospital Escola Álvaro Alvim, Grupo IMNE, Hospital Pró-rim, Hospital Abrigo João Viana e Hospital Henrique Roxo. Além dos hospitais, são contratualizados os Laboratórios de Análises Clínicas Labmed, Hemoclin, Plínio Bacelar, Argeu de Oliveira e Pedra Verde, entre outros. Ao todo, 17 entidades são contratualizadas.

Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Doutor Chicão (PP), a Prefeitura construiu um novo modelo de assistência com a implantação da Gestão Plena, em 2010, determinando quais serviços deveriam ser prestados, de que forma e por qual unidade. Com a medida, a Secretaria passou a auditar os serviços contratualizados, para, posteriormente, efetuar os pagamentos. “Até 2008, com o contrato de subvenção, o governo dava assistência aos hospitais sem controle. Agora, o controle é garantido com a contratualização”, disse.
Fonte: Secom/Prefeitura 
Comentário do blog: Mesmo com meio bilhão e colocando em prática a Gestão Plena, o governo municipal não conseguiu solucionar alguns problemas crônicos. As filas, por exemplos, continuam. No Álvaro Alvim e na Santa Casa, pacientes continuam dormindo nas ruas em busca de fichas para consultas (aqui). Na Câmara, o vereador Rafael Diniz (PPS) chegou a apresentar o caso de uma senhora que só conseguiu para setembro uma consulta marcada em abril.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS