Pezão contabiliza o dobro de tempo de TV de Lindbergh
Alexandre Bastos 04/02/2014 11:14

Depois de constatar que o rompimento com o principal aliado era inevitável e passar as duas secretarias ocupadas pelo PT para as mãos do PSD e do Solidariedade, o governador Sérgio Cabral (PMDB) deu mais um golpe na pré-candidatura de Lindbergh Farias ao Palácio Guanabara. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou ontem (03) que Cabral deu um “xeque-mate” e atraiu o partido para apoiar a campanha de Luiz Fernando Pezão (PMDB) com uma vaga na chapa para o cargo de vice-governador ou para senador. Dessa maneira, o governador tenta isolar Lindbergh e assegura pouco mais de nove minutos de TV para Pezão, mais que o dobro do que teria hoje o senador petista.

Assim como o Solidariedade, que nesta segunda-feira aceitou formalmente o convite para que o deputado estadual Pedro Fernandes comande a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, os pedetistas estavam em negociações avançadas com o pré-candidato do PT. Lindbergh tinha oferecido a vaga de vice ao PDT. Lupi já se preparava para dar a notícia a Cabral, quando o governador fez a proposta. "Cabral deu o xeque-mate. Estamos no governo, temos duas secretarias, e ele nos deu a vaga na chapa majoritária. É difícil, depois de quatro anos no governo, dizer 'tchau, estou indo embora'. Estamos mais próximos de fechar com ele, mas vou ouvir o partido", afirmou Lupi ao GLOBO.

Petistas seguem no governo —  O PT tenta atrair para a aliança partidos que têm pré-candidatos, como PCdoB, PROS e PRB, além do PSB, do governador Eduardo Campos, provável rival da presidente Dilma Rousseff. Ainda que consiga, terá quase três minutos de TV a menos que Pezão. "A gente conversa com todos os partidos que não sejam o PMDB, que joga muito pesado com a máquina", afirmou o presidente do PT no Rio, Washington Quaquá.

Desde que Quaquá determinou que todos os petistas deixassem o governo Cabral, somente quatro deles tiveram as exonerações publicadas no Diário Oficial. Entre eles estão Carlos Minc e Zaqueu Teixeira, ex-secretários do Ambiente e de Assistência Social, respectivamente. Levantamento do GLOBO verificou, além desses, outros dois exonerados que podem ser ligados ao PT. Um deles consta na lista de filiados, mas o PT não confirmou se é um homônimo. Uma outra pessoa tem um sobrenome recorrente na lista de filiados.

Fonte: O Globo 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS