Atividades físicas que, segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva, estarão em evidência neste ano
Marcos Almeida 18/01/2014 12:55

Verão após verão, uma multidão de brasileiros corre às academias em busca de quilos a menos e músculos a mais. Para fisgar os alunos estreantes, e reter os antigos, as academias lançam modalidades, que, rodeadas de promessas, conquistam adeptos. Foi assim com o spinning, o pilates e, mais recentemente, a zumba. Quando a moda passa, novas atividades precisam ser alardeadas.

Uma das principais referências das academias para o que vai crescer ou cair em desuso no fitness é uma lista anual elaborada pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva. Desde 2006, o órgão revela quais aulas devem se destacar no ano, além de fazer um balanço sobre o crescimento ou declínio das modalidades.

As tendências de 2014 foram definidas a partir de enquetes com 3 800 profissionais em mais de 35 países, inclusive o Brasil. No topo do ranking está o crossfit, ou treino intervalado de alta intensidade, caracterizado por aulas de curta duração (30 a 60 minutos) com exercícios intensos e pequenos períodos de descanso entre eles.

O crossfit tem conquistado seguidores com a promessa de promover ganho de massa muscular e perda de gordura em pouco tempo. Segundo médicos, a modalidade deve ser praticada por quem já tem bom condicionamento físico, fruto de anos de prática esportiva regular. Para atletas de primeira viagem, o crossfit é um convite a lesões e frustração – desanimados por não acompanhar o pique exigido, muitos alunos podem voltar ao sedentarismo.

"As pessoas precisam entender que devem melhorar o condicionamento físico e cardiorrespiratório antes de experimentar um exercício intenso", diz Turíbio Leite de Barros, fisiologista do esporte da Unifesp e coordenador do Instituto Vitta. Segundo o médico, boas opções para iniciantes são musculação com pouca carga e atividades aeróbicas moderadas, como caminhada e bicicleta.

A moda do crossfit, dizem especialistas, terá vida curta. A tendência é que a modalidade encontre o seu público e estacione no número de adeptos.

Treinamento funcional — Foi esse o destino do treinamento funcional, baseado em exercícios feitos com o peso do próprio corpo e que simulam movimentos realizados no dia-a-dia, como subir uma escada, agachar e deitar. O treinamento funcional explodiu em popularidade em 2007, cativou um público e continua presente na lista das tendências para 2014 do Colégio Americano. Para Almeris Armiliato, educador físico e diretor da consultoria de academias Inner, a sobrevida do treinamento funcional se deve principalmente ao fato de que o público mais fiel dessa modalidade — pessoas com mais de 40 anos — é também um dos que mais cresce nas academias.

Algumas modalidades tendem a desaparecer. Isso costuma acontecer com aulas coletivas que mantêm a intensidade e não forçam o aluno a progredir. Consequentemente, as pessoas se sentem desestimuladas e buscam uma novidade. Um exemplo são as aulas de step: a única mudança é a coreografia – o tamanho do degrau e a velocidade das músicas permanecem inalterados.

Para manter a motivação dos alunos, as academias buscam modalidades diferentes. Um dos principais critérios para a escolha é o custo das aulas. "Existem equipamentos legais, mas caros, no mercado. Os empresários preferem oferecer aulas como a zumba, que não exige aparelhos", diz Armiliato.

O critério científico não costuma ser levado em consideração – ou seja, pouco importa se há estudos que comprovem ou repudiem determinado exercício. "Geralmente as pesquisas surgem depois de a atividade ganhar adeptos", diz Armiliato. "As academias têm pressão de arrecadar, vender, gerar resultados. Qualquer novidade é vendedora."

Conheça as atividades físicas que, segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva, estarão em evidência neste ano.

1-Treino intervalado de alta intensidade

Também conhecida como crossfit, a modalidade ganhou adeptos em 2013 e deve continuar como uma das mais procuradas nas academias neste ano. O treino, que dura de 30 a 60 minutos, consiste em exercícios intensos e rápidos, alternados com pequenos intervalos de descanso. A curta duração do treino e os resultados que aparecem em pouco tempo são os atrativos da modalidade. Mas a alta intensidade dos exercícios oferece um risco de lesão maior do que o de outras atividades, especialmente entre pessoas que não têm bom condicionamento físico. "A tendência é que, com o tempo, o crossfit encontre o seu público e diminua o número de adeptos", diz Almeris Armiliato, diretor da consultoria Inner, que atende 145 academias e empresas.

2-Treinamento Funcional

Essa modalidade enfatiza exercícios feitos com o peso do próprio corpo e simula movimentos semelhantes aos realizados no cotidiano, como subir escada, agachar e deitar. Poucos equipamentos são utilizados – bolas e elásticos estão entre os mais comuns. Os exercícios melhoram o equilíbrio, a coordenação motora, a força e a resistência. Em 2007, o treinamento funcional atingiu seu auge e, a partir de então, o número de adeptos começou a declinar. Mas a atividade não vai sumir das academias – ela encontrou o seu público alvo, formado principalmente por pessoas acima de 40 anos.

3-Atividades ao ar livre

O Colégio Americano de Medicina Esportiva considera que cada vez mais serão oferecidos aos alunos atividades que podem ser praticadas ao ar livre – uma opção para quem não gosta do ambiente fechado da academia. Diante dessa tendência, muitas academias do Brasil oferecem aulas de corrida ao ar livre. "Exercícios em lugares abertos fazem sucesso entre os alunos", diz Almeris Armiliato, da consultoria Inner.

4-Ioga

As listas anuais do Colégio Americano de Medicina Esportiva incluem há anos a ioga como uma das práticas de destaque. A modalidade não para de crescer desde 2009 e, em 2014, promete ser uma das que ganhará mais adeptos. As variedades que devem se destacar são a power yoga (que exige mais força muscular do que as outras) e a Bikram Yoga (praticada em ambientes úmidos e aquecidos a 40 graus Celsius). O crescimento da atividade é reflexo do aumento da idade média dos frequentadores das academias. Além disso, pesquisas recentes têm comprovado benefícios da prática e da meditação, que incluem redução do stress, proteção ao coração e alívio de dores.

5-Esportes tradicionais

Esportes clássicos, que combinam saúde e lazer, são uma das principais apostas para 2014 – embora tenham tido destaque maior nos últimos anos. Aulas de futebol, tênis, lutas ou natação, entre outras, são opções para quem não se identifica com a musculação e busca exercícios mais dinâmicos. Além disso, também podem ajudar a introduzir uma atividade física na rotina das crianças.

6-Musculação

Embora não seja novidade, a musculação continuará sendo uma das principais modalidades esportivas no próximo ano. Ao contrário do crossfit, que trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, a musculação utiliza aparelhos para estimulam um grupo de cada vez, aumentando a força, a resistência e a massa muscular. As vantagens em relação a outras modalidades incluem menor risco de lesão e resultados rápidos.

Fontes consultadas: Fontes: Almeris Armiliato, educador físico e diretor da consultoria de academias Inner; Eduardo Netto, diretor técnico da academia Bodytech; Turíbio Leite de Barros, fisiologista do esporte da Unifesp e coordenador do Instituto Vitta; Wesley Olivar, coordenador do setor de crossfit da academia Reebok.

Fonte da matéria: Revista Veja

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS