Efeito placebo no esporte
Marcos Almeida 09/01/2014 18:50

Este artigo - traduzido e com a fonte ao término do resumo - diz respeito ao efeito placebo no esporte. É bem interessante a sua leitura, visto os benefícios para quem trabalha com motivação, serem relevantes. Tomara que ajude. Bons treinos!

Como sugerido por Thomas Jefferson, a história revela que os médicos têm prescrito placebos por mais de 200 anos em uma tentativa de fazer o paciente se sentir melhor.

No passado, os efeitos do placebo foram pensados ??como um efeito "fake", mas hoje os poderosos resultados relacionados ao desempenho associado com a melhoria da crença em um programa de treinamento são vistos como efeitos positivos.

Pesquisa semelhante investigando o preço percebido de vinho também demonstrou que esta bebida de preço mais elevado (seja real ou placebo), aumentam os relatos subjetivos relacionados ao melhor sabor.

Então, se os efeitos de crenças são tão poderosos e têm uma base biológica, talvez mentir para ganhar parece ser perfeitamente aceitável.

Para melhorar o desempenho, há fortes probabilidades de que as crenças dos participantes da pesquisa e suas expectativas visivelmente moldam o desempenho.

Por isso é possível que algumas formas de tratamento que podem ser consideradas ineficazes, resultam em desempenhos melhorados em atletas em virtude das características do praticante.

Por exemplo, "gurus" são muitas vezes mais entusiasmados e otimistas com os resultados positivos, o que pode contribuir para o sucesso da intervenção.

Fonte: http://journals.humankinetics.com/AfcStyle/DocumentDownload.cfm?DType=DocumentItem&Document=01_Halson+%26+Martin_597-599_ej.pdf

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS