Repositor Energético na Corrida
Marcos Almeida 20/01/2014 15:31

Quando Mo Farah correu a maratona de Londres este ano, consumindo os géis energéticos certos nos momentos apropriados, muito provavelmente foi parte integrante do seu plano de corrida. Farah e seu treinador, Alberto Salazar, são famosos por colocarem todos os aspectos da duração da corrida e sua distância sob o microscópio, e é essa atenção aos detalhes que o viu se tornar um dos maiores atletas de sua geração.

Enquanto Farah habita um mundo tão competitivo ao qual chamo de "extra terrestres" do esporte, visto a sua performance através da sua máquina (organismo) perfeita, suplementos como géis podem fornecer um meio eficaz de aumentar o desempenho individual para todos os corredores, não apenas os profissionais. Mas para obter o benefício máximo, é vital entender quando tomá-los .

Um problema comumente visto nos corredores, normalmente os mais despreparados, onde tentam compensar a falta de treinamento estocando géis para tentar fazê-lo através da corrida. No entanto , assim como os músculos de suas pernas e o cardíaco, seu intestino precisa ser treinado com os intervalos corretos para o seu uso.

Se você vai fazer uma Maratona ou meia maratona, deve praticar sua estratégia nutricional muitas vezes, de preferência durante todas as fases do treinamento. E essa estratégia deve englobar todos os fatores, desde o que você come na noite anterior, para as bebidas que você usa durante a corrida assim como o tênis da prova, meia, roupa e por aí vai.

Procure saber através de um nutricionista do esporte ou até mesmo através daqueles corredores mais experientes e que tem uma boa vivência em provas de endurance com a utilização do gel, os intervalos e tipos - energéticos ou isotônicos - assim como as melhores marcas.

Eu recomendo e normalmente quando estou treinando para uma Maratona ou meia maratona ou até mesmo em treinos avulsos, utilizo o 1º na primeira hora de treino e os seguintes a cada 40 minutos. Se o treino for de fato longo, mudo para um a cada 40 minutos. Se informe. Bons treinos!

Msc. Marcos Almeida

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS