Para ser habilidoso em qualquer área, é preciso 10 mil horas de prática.
Marcos Almeida 22/01/2014 19:33

Ótimo texto abaixo sobre a construção da longa estrada do conhecimento - para os que buscam a excelência no que se produz. Diante disto, a experiência (definido como "ação ou efeito de experimentar; conhecimento adquirido pela prática da observação ou exercício", segundo o Aurélio), se faz mais que necessário.

“Ninguém faz algo bem acidentalmente”. Essa é a opinião do sociólogo Richard Sennett, professor de Oxford e da New York University.

Ele é autor de nada menos que dezoito livros e, na obra ‘The Craftsman’ (O Artesão), mostra que, para uma pessoa ser habilidosa em qualquer área, é preciso 10 mil horas de prática. “Para aprender a fazer bem e de maneira confiável, precisamos fazer as coisas repetidamente. E esse famoso número a que eu cheguei pode ser 10.500 ou 9.999 horas. Ele representa a experiência e a diversidade do conhecimento”, diz.

“10 mil horas” não é um tempo apenas sugerido por Richard, é um tempo testado por ele, que dá como exemplo a época em que era músico. “Praticávamos de três a quatro horas todos os dias. Com os atletas, é a mesma coisa. Para fazer algo bem, é preciso ter em você esse conhecimento, tacitamente, sem precisar pensar no que está fazendo.”

Quer saber em quanto tempo você pode atingir a prática, ou seja, as 10 mil horas? “De 3,5 a 5 horas de prática diária durante sete anos”.

Para ele, a prática faz com que você encontre maneiras diferentes de resolver um problema. “Se você acha que as coisas só podem ser feitas de uma maneira, seu trabalho fica muito monótono, você não sabe como melhorá-lo. Mas, se você encontrar cinco maneiras de martelar um prego, por exemplo, você terá mais habilidade, mais soluções para o mesmo problema. E o resultado será que você poderá avaliar essas maneiras diferentes de fazer as coisas e, gradualmente, escolher e aprimorar os melhores meios”, completa o professor.

Fonte: aqui!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS