Previsões para 2014
30/12/2013 12:12

O ano de 2014 promete ter muitas mudanças positivas e renovações. Muitas pessoas não escondem seu interesse sobre o futuro. Quem não quer saber o acontecerá durante o novo ano que se inicia? Ou então, colocar um dólar na carteira e pular as sete ondinhas para trazer sorte. Mas sorte é para aqueles que têm fé. E não custa nada fazer algo para trazer sucesso profissional, sorte no amor, paz de espírito, além de um pouco de dinheiro, claro. Vale até começar o ano milionário, fazer uma “fezinha” e jogar na mega da virada.

Nessa época do ano, geralmente, as pessoas procuram as previsões espíritas, numéricas e astrólogas. Até mesmo os mais incrédulos não deixam de dar uma “espiadinha” no futuro. Com uma “mãozinha” dos orixás e de uma intrigante forma de jogar búzios e conchas, o pai de santo, etnólogo, radialista, professor de cultura e idioma yorubá Vavá de Odé tenta desvendar o futuro e responder às perguntas mais comuns sobre o ano que bate à porta.

Segundo o babalorixá, o ano de 2014 será de grandes surpresas e muitas mudanças positivas, mas será negativo para a economia. Já no cenário político, nada de novidades. Na parte ambiental, as tempestades e enchentes no Sul e no Sudeste continuarão a castigar as cidades, além de muitos raios e ventanias. Já no cenário mundial, tsunamis atingirão a Índia, Japão e Indonésia.

— Os orixás avisam que a atual prefeita Rosinha Garotinho continuará seu mandato com êxito. E mostram que os caminhos estão positivos para o ex-prefeito de Campos, Arnaldo Vianna. Já sobre o deputado federal Anthony Matheus, os orixás mostram que poderá acontecer uma disputa entre ele e o senador Lindberg Farias. E a ex-prefeita de São João da Barra, Carla Machado, está com os caminhos positivos para o próximo ano. A Presidente Dilma enfrentará outra mulher nas próximas eleições, mas ganhará o pleito. Ainda no cenário político, os orixás mostram três candidatos de Campos vão concorrer às eleições, e um jovem político terá que se cuidar espiritualmente — afirma Vavá, que diz saber quem é o rapaz, mas preferir não revelar o nome. Além disso, ainda segundo o babalorixá, o Partido dos Trabalhadores (PT) elegerá deputados e Campos perderá um político que não exerce mais a função. Ele alerta, ainda, para o fato de que Campos se destacará nas manchetes de jornais no próximo ano.

— Sobre o carnaval de Campos, os orixás apontam que um destaque de uma escola de samba poderá sofrer um grave acidente, mas não morrera. Em relação ao carnaval2014, aescola Madureira do Turf sairá campeã, juntamente com o Boi Jaguar. Os orixás avisam que a escola de samba Caprichosos de Guarus deve se cuidar e fazer uma boa renovação — prevê.

Ano que vem é ano de Copa do Mundo, mas os orixás não trazem uma boa notícia para os torcedores brasileiros.

— Quatro seleções vão se destacar, Espanha, Itália, Uruguai e Brasil, mas quem vai se consagrar campeão será a Argentina. Os orixás alertam que um dos destaques da seleção do Brasil vai ser cortado por motivos de saúde e vai desfalcar o time. Já os times da região deverão passar por mudanças para ter sucesso ano que vem. Goytacaz e Americano vão permanecer na segundona do estadual — fala o pai de santo.

O babalorixá afirma que os campistas devem ficar atentos com o uso de álcool e alerta as pessoas para que evitam problemas judiciais.

— O ano de 2014 será um ano regido por Xangô, o orixá da justiça. Será um ano em que as pessoas arrumarão suas vidas ou a deixarão completamente bagunçada. Também será um ano violento, com muitos acidentes e homicídios. Os orixás avisam que o papa Francisco sofrerá um atentado. Ainda segundo os orixás, as pessoas devem se prevenir em relação às doenças sexualmente transmissíveis — destaca Vavá.

O ano de 2014 não será bom economicamente.

— Os Estados Unidos terão mais uma crise. O dólar ficará desvalorizado, o preço dos combustíveis e do petróleo vai aumentar. Ainda em relação aos Estados Unidos, o país vai acabar parando no bloco da União Européia e terá que adotar o euro. Em relação a Campos, o município vai ter melhorias. Já em relação a São João da Barra, o Complexo Logístico e o Porto do Açu ganharão investimentos de um grupo americano. O empresário Eike Batista continuará com problemas financeiros. O ano não será positivo para ele — diz o babalorixá.

Ainda sobre economia, Vavá acrescenta:

— O ano de 2014 será regido por Xangô e Inslã nos caminhos de hadum, signo de Ifá, a sétima casa no merindilogun, o jogo de búzios segundo a tradição ifá (orunila), o senhor da adivinhação. Ifá revela que o ano de 2014 será um ano em que as pessoas deverão tomar alguns cuidados em relação às questões financeiras. Será um ano de altos e baixos, em que as pessoas deverão buscar o equilíbrio em todos os sentidos. Será um ano de muitas traições conjugais e de problemas judiciais.

Por fim, Vavá afirma que a sorte é para quem tem fé. E para iniciar o ano, as pessoas gostam de fazer simpatias e usar roupas em tom de branco.

— Recomendo que as pessoas usem roupas em tons de branco, vermelho, vinho, roxo, laranja e amarelo. Também vale comer seis uvas verdes e tomar um banho com sete folhas de louro, hortelã e alecrim. — aconselha o pai de Santo. 

Natália Moraes
Foto: Valmir Oliveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS