Em busca do tempo perdido
23/12/2013 15:12

Durante assembléia no Museu Histórico, realizada no início da semana passada, a comissão diretora provisória apresentou os estatutos e nomes dos 50 patronos de Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes, quando, então, foi marcada a data da eleição da primeira diretoria, o que deverá acontecer somente em março do ano que vem, logo após o Carnaval. A informação é da historiadora Sylvia Paes, que também destaca os entendimentos para publicação de livro contendo os dados biográficos dos patronos.

As conversações estão sendo mantidas com os coordenadores da 8ª Bienal do Livro, que acontecerá em 2014, e, neste momento, comissão composta por Vilmar Rangel, Wellington Paes e Marluce Guimarães trabalha na revisão dos originais — duas páginas para cada um — contendo ligeiro histórico de cada homenageado. Está definido também que a capa será feita por Genilson Soares, a orelha por Herbson Freitas e o prefácio ficará a cargo de Paulo Knauss, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. “Este livreto é importante para situar o Instituto perante a nossa história e serve também como instrumento de divulgação”, observou Sylvia.
 
Integração

As biografias dos patronos foram feitas através de trabalho coletivo. Os dados essenciais de cada um serão dispostos em duas páginas, porque a proposta  é dar apenas conhecimento das principais atividades exercidas pelos indicados. “Não há só nomes da academia, ligados à história e geografia, mas também daqueles que tiveram papel cultural preponderante na nossa cidade, como é o caso de Jorge da Paz Almeida, o Jorge Chinês, que deixou um livro contendo a história de nosso Carnaval. Também foram lembrados artistas plásticos como Denancy Anomal e Clovis Arault”, salientou a historiadora.

A lista de patronos começa com Álano Barcelos, Alberto Frederico de Moraes Lamego, Alberto José de Sampaio, Alberto Ribeiro Lamego, André Martins da Palma, Augustin de Saint-Hilaire, Benta Pereira de Souza, Charles Ribeyrolles, Clovis Arrault, Conceição de Maria Sardinha, D. Pedro de Alcântara Rafael Gonzaga (Pedro II), Darcy Ribeiro, Denancy Anomal, Fernando José Martins, Francisco Augusto de Paula Carvalho, Francisco Saturnino Rodrigues de Brito, Frederico de Menezes Veiga, Gastão Machado, Godofredo Nascentes Tinoco, Henrique Luís de Niemeyer Bellegard, Hervé Salgado Rodrigues, Horácio Souza, João Antônio de Azevedo Cruz, João de Alvarenga e João Oscar do Amaral Pinto.

Completam a relação Jorge da  Paz Almeida, Jorge Renato Pereira Pinto, José Alexandre Teixeira de Melo, José Cândido de Carvalho, José Carneiro da Silva (Visconde de Araruama), José do Patrocínio, José Francisco de Carvalho, José Joaquim da Cunha Azevedo Coutinho, Julio Feydit, Luiz Carlos de Lacerda, Luiz Phelipe de Saldanha da Gama, Manuel Alberto Barbosa Guerra, Manuel Martins do Couto Reis, Maria da Conceição Rocha e Silva, Modestino Kanto, Múcio da Paixão, Newton Perissé Duarte, Nilo Peçanha, Nilo Terra Áreas, Osório Peixoto da Silva, Pero de Góis da Silveira, Salvador Correa de Sá, Theophilo Guimarães, Thiers Martins Moreira e Waldir Pinto de Carvalho.     

Celso Cordeiro Filho

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS