Levantamento de pesos para a corrida - minha versão
Marcos Almeida 21/12/2013 18:42

O treinamento de força é um aspecto muitas vezes negligenciado por muitos corredores. Apesar dos avanços na compreensão do papel que desempenha este treinamento em nosso desenvolvimento como corredores de longa distância, ainda existem alguns mitos difundidos na comunidade de corredores  sobre a melhor maneira de abordar a melhoria da força específica.

Como a maioria dos mitos de longa data, os mal-entendidos sobre o treinamento de força vem de informações desatualizadas que tem sido transmitidas ao longo dos anos. Infelizmente, no mundo de hoje, onde qualquer um pode se tornar um treinador de corrida participando de um seminário de fim de semana ou leituras pouco confiáveis, via net, estes são fatos que contribuem para a propagação de desinformação, onde muitos corredores simplesmente repetem as informações que já "aprenderam" sem levar em conta as recentes descobertas, pesquisas e desenvolvimentos no esporte.

É frequentemente afirmado que o uso de altas repetições com baixo peso é a melhor maneira de construir a resistência à execução específica dos músculos. O processo de pensamento é que repetições altas, assim como maior quilometragem, irá melhorar a resistência muscular. Infelizmente, altas repetições e pesos baixos não preenchem a lacuna que o corredor necessita.

Em primeiro lugar, as pesquisas recentes mostram que a realização de repetições na faixa de 12-20 não aumentam a resistência muscular mais do que a faixa de repetição 6-8. Em segundo lugar, você já está trabalhando em sua resistência muscular na estrada ou nos exercícios de pista. O objetivo do trabalho de força é construir força para executar rotinas e escalas que visam esse objetivo, pois esta é a idéia.

Portanto, ao invés de usar pesos leves e muitas repetições, você deve levantar o peso próximo do máximo que você pode lidar com segurança para 6-10 repetições (claro, tudo vai depender das fases do seu treinamento. Por exemplo, não vai trabalhar peso pesado na musculação as vésperas de uma maratona, ou meia, assim como uma competição curta). A faixa de repetições entre 6-10 permite a sobrecarga muscular máxima ou sub máxima e vai recrutar o maior número de fibras musculares, levando a um aumento da força.

A próxima vez que você se dirigir para a sessão de treinamento de força, considere a redução de suas repetições acrescentando mais peso para o seu exercício. Você vai maximizar seus ganhos desta importante Qualidade Física muito mais rápido.

Quando sugiro para os corredores que serão melhores servidos com o levantamento de pesos pesados??, a reação inicial é : "eu quero ser como o Mo Farah e não como o Arnold Schwarzenegger". Este medo vem de um mal-entendido de como "aumentar a massa magra" realmente ocorre .

Massa muscular não é determinada por levantamento de pesos pesados ??sozinho. De fato, levantamento de pesos pesados ??é a parte menos importante da equação. Nutrição - calorias especificamente em excesso - é o que contribui para aumentar a massa ao levantar pesos pesados, assim como para quem quer perder peso a quilometragem em si não é o fator mais importante, mas sim o balanço calórico negativo, ou seja gastar mais do que se consome.

Além disso, como a quantidade de tempo que você vai gastar na corrida que por muito supera a quantidade de tempo que você gasta no levantamento de pesos, será praticamente impossível para você ganhar massa indesejada ou prejudicial (a não ser, é claro, que você inverta os pápeis, com mais tempo e força nos pesos que na corrida).

Para os iniciantes, de 1 a 2 vezes por semana já se cumpre o seu importante papel. Para os avançados na corrida - por volta de 3 anos em diante e com provas mais longas no currículo - recomendo de 2/3 vezes por semana. Conforme as competições avançam, mais concentração na corrida e menos na sala de musculação - nesta época do ano dezembro/fevereiro, período de poucas provas e descanso de mais um ano de treinos e competições, sem contudo perder a força ganha, recomendo o peso pesado como foco.

Não tenha medo deste novo olhar se você está incluindo o levantamento de pesos em sua rotina de corrida. Reflita. Bons treinos!

Msc. Marcos Almeida

Fonte para leitura: http://running.competitor.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS