Circuito de Corrida de Rua de Campos (Por Nivaldo Godoi Ramos)
Marcos Almeida 04/12/2013 21:20

Ao término do Circuito de Corridas de Campos em 2013, faço uma reflexão do período que acompanho as provas de rua, organizadas pela Fundação de Esportes, este pela missão a mim atribuída, como representante da Federação de Atletismo na região, mas acima de tudo como amante do esporte.

Observei no período de 2002 até os dias de hoje, a preocupação dos organizadores em corrigir as falhas encontradas, e assim pudemos ver a cada ano a correção destas, com a evolução e crescimento deste evento, quer no aspecto técnico, estrutura, premiação, inscrição, participação popular, dentre outros, portanto, como conclusão entendemos que esta cumpre todos os requisitos necessários que exigem um evento de corrida rústica, estando apta a se candidatar a uma das provas do Campeonato Estadual de Corridas de Rua, com selo da FARJ (Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro).

Porém, entretanto, como ex-atleta, professor, técnico, organizador de eventos e principalmente um idealista que milita nesta área desde 1979, faço questão de me expressar de maneira pessoal.

Como todo bom evento, este também provocou mudanças no comportamento dos participantes, com reflexos na população daquela cidade e seus munícipes, como exemplo vejo a superação dos abnegados e talentosos atletas de rua, de Campos que até então  solitariamente participavam de raras provas por ali e buscavam outras fora, são hoje graças ao Circuito,  referência, sendo   acompanhados  e admirados por todos, além de valorizados recebendo alem de troféus e medalhas, premiações em dinheiro.

Vejo também um novo participante, sim, este diferenciado, não se preocupando com as primeiras colocações, mas sim em buscar a cada dia a baixar seu próprio tempo colocando como prioridade a busca pela qualidade de vida.

Vejo com grande simpatia o colorido nos uniformes dos atletas das academias que travam uma competição sadia, porém acirrada dentre seus integrantes, e, como manifestam sua alegria quando um dos componentes de sua equipe sobe ao pódio.

Vejo também muitos dos professores responsáveis por estas equipes buscando informações para evoluir no treinamento de seus alunos, mostrando e dando relevância a este que é o mais popular dos esportes a nível de participação em todo mundo (A corrida de Rua).

Outros profissionais da área vendo o sucesso do circuito e o público alvo que sempre aumenta foram buscar também a organizar eventos como estes, o que mostra o sucesso das corridas de rua naquela cidade.

Estando em Itaperuna e atuando como idealizador e técnico de um projeto social que tem como objetivo levar a atividade física gratuita na busca de qualidade de vida de seus alunos, tendo como ancora a caminhada e a corrida rústica, tenho neste evento, com a seriedade como é tratado, como  ferramenta prioritária  na  avaliação e evolução técnica de nossos alunos, independente de sexo ou faixa etária (O projeto Godoi atende pessoas de ambos os sexos de 10 à 90 anos) e, por várias vezes  estes ao participar deste circuito, vencendo e subindo ao pódio, vemos a alegria destes  integrantes e o reflexo  desta alegria se estender  também em nossa cidade, aumentando assim o desejo de outros virem a participar.

Vejo também a presença de atletas de várias cidades o que a exemplo de Itaperuna tenho certeza que participação destes no evento em questão leva o mesmo reflexo efeito positivo para seus conterrâneos.

Quanto ao aspecto técnico das etapas do Circuito, ao qual sempre participam grandes atletas, este evento nos deu uma oportunidade impar para que pudéssemos acompanhar o crescimento e evolução técnica daqueles que se transformaram de "boas promessas e possíveis talentos" na certeza do que são hoje "grandes atletas”, haja visto que no ano de 2012 nosso aluno  Wilson Araújo, terminou como melhor atleta do Brasil na categoria juvenil para as provas de 10.000 metros e o outro Alessandro Marinho como melhor atleta do Estado, e estes participam das provas de Campos desde que tinham  tinham 14 anos, portanto este o evento que os lapidaram.

Só como registro, caso a Olimpíada acontecesse neste período, estando eles como adultos nas mesmas condições, os convocados seriam estes. Portanto entendo, quer seja no contexto social, esportivo, institucional, lazer, técnico que este evento, foi, é, e continuará sendo ferramenta prioritária não só para Campos, mas também para toda região.

Quero parabenizar e agradecer ao Mestre Marcos Almeida pela iniciativa e pela organização, e por estar sempre buscando evoluir e assim conseguindo fazer com que este evento seja o sucesso que é.

Agradeço também, e parabenizo ao nosso Herói Olímpico e hoje Presidente da Fundação de Esportes de Campos, O Pampa, pela realização do Circuito ao qual não tenho dúvida buscará melhorar ainda mais e também junto com sua  equipe, através de sua experiência Olímpica, levará este sucesso para outras modalidades e atletas e assim não temos dúvida, que de Campos e ou de nossa Região sairá um atleta Olímpico ainda na “RIO 2016”, portanto só me resta dizer. OBRIGADO.

Nivaldo Godoi Ramos

Professor Especialista em Atletismo e Condicionamento Físico

Diretor para o interior e Vice Presidente do Conselho Deliberativo da Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS