Medidas populares para prevenir câimbras podem ser inócuas
Marcos Almeida 04/12/2013 05:27

Existem vários tipos de cãibras: cãibras fisiológicas (que ocorrem em músculos normais, causadas pelo exercício físico), patológicas (que ocorrem em músculos ou nervos doentes) e sintomáticas (associadas a alguns tipos de doenças ou ao uso de medicamentos).

Durante a atividade física, é comum que atletas sofram com o desconforto das câimbras. Em maratonistas, por exemplo, a prevalência de câimbras é superior a 50%, segundo pesquisa publicada na revista científica Sports Medicine.

Porém , diferente do que muitos imaginam, certas medidas populares para prevenir o problema podem não ser tão eficazes. A ideia de comer banana, por exemplo, vem da teoria de que a câimbra é causada pela falta de alguns eletrólitos importantes para a contração muscular, como o potássio presente em quantidade expressiva na fruta. Entretanto, essa teoria não possui apuração científica e estudos mais controlados mostram que o conceito não é plausível. Assim, a banana não ajuda nas câimbras. Além disso, estudos comprovam que a ingestão de banana antes ou depois do treino não eleva o nível de potássio de forma significativa para os músculos.

A perda de água corporal no decorrer da atividade física também é considerada um fator responsável pelas câimbras. Porém, as pesquisas científicas também não confirmam esta teoria. Em um mesmo jogo ou ambiente esportivo, as pessoas mais desidratadas não são as que apresentam mais câimbras e as mais hidratadas não ficam livres delas.

Assim, a teoria neuromuscular parece ser a mais promissora, segundo cientistas. Os músculos são controlados pelo sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal) através de um refinado sistema de nervos. Quando esse sistema envia um sinal muito intenso para o músculo, fazendo com que sofra uma contração exagerada, a câimbra acontece. Isso ocorre com mais frequência em momentos de fadiga ou quando há algum mecanismo de dor associado. Portanto, o alongamento da musculatura ainda é a melhor forma de se evitar o problema.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/ciencia-ef/canais-cienciaef/biomecanica/26605-medidas-populares-para-prevenir-caimbras-podem-ser-inocuas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS