Odontologia: Mutirão ou Mutilação?
Alexandre Bastos 05/12/2013 00:13

[caption id="attachment_21131" align="aligncenter" width="500"] O Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde está promovendo o mutirão de cirurgia oral menor (Foto: Secom)[/caption]

Em comentário enviado ao blog, o leitor Arthur fez um extenso desabafo sobre o Mutirão de cirurgia oral menor realizado pela Secretaria de Saúde. Segundo o internauta, a Prefeitura está na contramão da história e bem distante do que recomenda a Organização Mundial de Saúde. “Campos está de parabéns por promover mutilação em massa. Não tem competência para recuperar a saúde bucal da população. Isso é vergonhoso. Vão mutilar com um nome pomposo (Cirurgia Oral Menor) E depois? Vão colocar próteses ou implantes como foi prometido por Ivan Machado, o Chefe da Odontologia?”, indagou.

Na matéria publicada no site da Prefeitura, o gerente do setor de Odontologia, Ivan Machado, explica que quatro cirurgiões buco-maxilo-facial estão engajados no mutirão. “Para novos agendamentos, é necessário que o paciente esteja com o devido encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS), conforme protocolo do Departamento Odontológico”, informou o gerente.

O site da Prefeitura informa que a paciente Ericente Mota, 36 anos, fez uma extração de dente molar na segunda-feira (2) e ficou satisfeita com o atendimento. “Fui muito bem atendida. Este mutirão vai ajudar muita gente”, opinou. Moradora do Parque Vicente Dias, Natália dos Santos, 23 anos, extraiu o dente siso e também aprovou o atendimento. “Vai facilitar muito a nossa vida e permitir que mais pacientes sejam atendidos”, disse.

Recentemente, na Câmara, o vereador Fred Machado (SDD) solicitou uma audiência pública para debater sobre a Odontologia no município, ouvindo gestores, profissionais e usuários. Porém, o requerimento do parlamentar foi negado pela bancada da prefeita Rosinha.

O blog do jornalista Fernando Leite também publicou o desabafo do internauta (aqui)

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS