Paraíba chega a 7,75m e Defesa Civil intensifica ações
Alexandre Bastos 03/12/2013 09:38
[caption id="attachment_21075" align="aligncenter" width="499"] Foto - Secom - Prefeitura[/caption] O nível do Rio Paraíba do Sul em Campos subiu 75 centímetros nas últimas 12 horas.  A informação foi publicada pela Defasa Civil no Facebook. Na noitede ontem (02) a medição estava em 7 metros e, na manhã desta terça-feira (03), às 8h, atingiu a marca de 7,75m. A Defesa Civil Municipal lembra que a cota de transbordo atual é de 10,30 metros.

 A meteorologia ainda prevê chuva esta terça-feira (03) em nove cidades do Norte e Noroeste Fluminense, incluindo Campos. “A situação é preocupante e pode chover ainda mais. O lençol freático já está alto e, caso se confirme a previsão do Inea, a tendência é que suba ainda mais. Estamos trabalhando no sentido de que a população seja menos afetada”, informou o Secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira.

A prefeita Rosinha Garotinho (PR) montou uma força tarefa para, com equipes e máquinas da Defesa Civil, Secretarias de Obras e Agricultura, a fim de amenizar os efeitos das chuvas que caíram durante o domingo (1) e a madrugada desta segunda-feira (2), provocando alagamentos em diversos pontos da cidade e região. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde domingo (1º), em sete horas de chuvas ininterruptas, choveu 106,6 mm em Campos, quantidade de água que supera a prevista para um mês de chuva, que é de 105 mm.

 Atualização às 14h Na medição das 12h, o Paraíba do Sul atingiu a cota dos 8,12 metros. 

Equipes da Defesa Civil estão atuando em vários pontos do município, para minimizar os efeitos das chuvas. Segundo o secretário Henrique Oliveira, a previsão é de mais chuvas para os próximos dias. Oliveira informou ainda, que o órgão está em alerta máximo, em razão do aumento dos níveis dos Rios Paraíba do Sul, Ururaí e Muriaé, com tendência de continuar subindo nas próximas horas. As medições estão sendo realizadas a cada duas horas.

Na medição das 12h, o Paraíba do Sul atingiu a cota dos 8,12 metros. De acordo com o secretário Henrique Oliveira, o nível de transbordo do Paraíba do Sul passou de 9,30 metros para 10,20 metros. “A primeira comunidade ribeirinha a ser atingida era a Ilha do Cunha, mas nós já retiramos dezenas de famílias  desta área de risco e hoje moram nas casas com construídas pela Prefeitura, através do Programa Morar Feliz”, ressaltou.
No Distrito de Ururaí, Henrique esclareceu que três famílias ficaram desabrigadas devido à cheia do rio. “Vamos remover hoje à tarde estas famílias para um abrigo e encaminhá-las para a Secretaria da Família e Assistência Social, para que sejam inseridas no projeto aluguel social. Vale lembrar que estas famílias se recusaram a sair desta área de risco quando realizamos as mudanças de outras famílias para as casas do Morar Feliz”, comentou. O Rio Ururaí atingiu a cota dos 3,43 metros ao meio-dia.
Equipes – Henrique adiantou que as equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Obras, Urbanismo e Infraestrutura se encontram na Região do Imbé desobstruindo as estradas onde ocorreram quedas de barreiras. O secretário reforçou que outras equipes da Defesa Civil estão no Novo Jóquei instalando bombas de sucção; no Parque Imperial, fazendo a limpeza de canal; no Parque Saraiva abrindo um canal para escoamento das águas empossadas; em Ururaí, com uma escavadeira hidráulica, na foz do rio, para desobstruir a área, que está assoreada e facilitar o escoamento das águas; e em Três Vendas, já que o nível do Rio Muriaé continua subindo e se aproximando do nível da BR-356 (Campos-Itaperuna).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS