Ibope: Crivella lidera para o governo do Rio
Christiano 26/11/2013 19:46

O jornal O Globo divulgou aqui hoje uma pesquisa feita pelo Ibope para o governo do estado do Rio. Marcelo Crivella (PRB), ministro da Pesca, lidera a corrida para a sucessão do governador Sérgio Cabral, com 15,5% dos votos. No segundo lugar está o deputado federal Anthony Garotinho (PR), seguido do senador Lindberg Farias (PT).

Luis Fernando Pezão (PMDB), candidato da situação, continua patinando, não saindo de um sétimo lugar. No cenário principal foram colocados todos os pré-candidatos cujos nomes já foram colocados para as eleições de 2014 para o Palácio Guanabara. A margem de erro é de três pontos percentuais, o que deixa os três primeiros colocados tecnicamente empatados.

Veja abaixo os principais números:

Período: De 13 a 17 de novembro Estimulada: Marcelo Crivella (PRB) 15,5%, Anthony Garotinho (PR) 12,5%, Lindberg Farias (PT) 11,4%, Jandira Feghali (PCdoB) 5,8%, César Maia (DEM) 5,4%, Bernardinho (PSDB) 4,4%, Luiz Fernando Pezão (PMDB) 4,0%, Miro Teixeira (PROS) 2,1% e Sandro Matos (PDT) 0,8% Rejeição: César Maia (DEM) 73%, Anthony Garotinho (PR) 61%, Luiz Fernando Pezão (PMDB) 60%, Lindberg Farias (PT) 49%, Marcelo Crivella (PRB) 40% 2º turno: Crivella 33% x Garotinho 20%; Crivela 34% x Lindberg 23%, Crivella 38% x Pezão 12%, Lindberg 29% x Garotinho 22%

A diversidade de candidatos e o peso dos seus nomes praticamente garante a existência de 2º turno. Os números mostram uma disputa acirrada entre os três primeiros, que saem como favoritos, devendo-se ainda contar com o crescimento de Pezão quando a campanha iniciar, apoiado pela máquina do estado.

A elevada e conhecida rejeição de Garotinho, hoje em 61%, é o grande empecilho para sua candidatura. No 2º turno a rejeição é decisiva na conquista dos eleitores dos candidatos derrotados no 1º turno. Por este motivo, a prefeita Rosinha continua sendo, de longe, a melhor e mais viável candidata do grupo. Embora não seja o desejo dela e ele queira ser candidato, esta opção não deve ser descartada.

A pesquisa do Ibope é importante, pois é a primeira de um instituto de credibilidade sobre as eleições para o governo do Rio. Até então, as pesquisas divulgadas eram de institutos desconhecidos, em encomendas dos próprios candidatos e seus partidos. Como é de praxe, quando o resultado não lhe é favorável, Garotinho questionou aqui a pesquisa, como já havia feito com o Datafolha há meses atrás.

Mostrando o desgosto com a corrupção que domina a classe política, a soma de brancos e nulos supera o percentual de qualquer candidato, chegando a 26,8%. A notícia foi repercutida primeiro entre os principais blogs da região aqui, no Na Curva do Rio, da jornalista Suzy Monteiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS