TRE cassa prefeita de Conceição de Macabu
Christiano 18/11/2013 20:14

O jornalista Roberto Barbosa informou aqui, em seu blog, que o TRE cassou, hoje à noite, por unamidade, o mandato da prefeita de Conceição de Macabu, Lídia Mercedes (PT), popularmente conhecida como Tedi. A cassação foi por abuso do poder político e econômico na última eleição, por contratação irregular e distribuição de pontos para taxistas durante o período eleitoral.

Os desembargadores determinaram a posse do segundo colocado nas eleições de 2012, que é o ex-prefeito Cláudio Linhares (PMDB). A posse está prevista para quinta-feira. Contra a decisão, cabem recurso e efeito suspensivo. Entre os advogados de acusação está Antônio Maurício Costa. Na defesa da prefeita, o advogado Luiz Paulo Viveiros de Castro.

Atualização às 22h59 de 18/11/2013: Com texto do jornalista Rodrigo Gonçalves - Ainda na noite de hoje, Cláudio Linhares falou por telefone com a reportagem da Folha sobre a decisão unânime do TRE, por 6 a 0: “A Justiça foi feita e agora vamos aguardar a nossa posse, já que o TRE entendeu de forma unânime para que seja dessa forma”, destacou Linhares.

Cláudio Linhares já foi prefeito de Conceição de Macabu em 2000, tendo sido reeleito em 2004. Depois disso, Cláudio passou o cargo à prefeita Tedi (PT). Ele estava em casa quando soube da notícia, recebeu amigos e optou em não fazer festa nas ruas para evitar confrontos com o grupo adversário. “Somos um grupo unido e vamos reconstruir Conceição”, destacou.

A posse do segundo colocado é determinada de acordo com prevista pela Legislação Eleitoral, que só determina nova eleição quando o primeiro colocado tem mais de 50% dos votos válidos, o que não ocorreu em Conceição. Na eleição Tedi se reelegeu com 6.263 votos, correspondente a 47,05% dos votos válidos. Já Cláudio Linhares registrou 4.566 votos, o que equivale a 34,30%.

Atualização às 23h37 de 18/11/2013: A prefeita Tedi divulgou uma carta aberta, na qual afirma que recorrerá e reverterá a decisão do TRE em instância superior. Confira aqui, em reprodução do Blog de Roberto Barbosa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS