Mobilidade urbana: Uma agenda urgente
José Paes 28/11/2013 14:48

Ao longo de 2013, o Observatório Social de Campos passou por um silencioso processo de reestruturação, a fim de que possa, a partir de 2014, cumprir efetivamente o seu papel de exercer o controle social dos gastos públicos do município.

Contudo, muito além de fiscalizar os gastos da Administração Municipal, o Observatório tem como objetivo discutir temas relevantes para o desenvolvimento da cidade, estimulando o debate e a integração da sociedade, contribuindo, dessa forma, para o aprimoramento da gestão pública.

Com o crescimento do município nos últimos anos, a questão da mobilidade urbana em Campos ganhou relevância. Rotineiramente, ouvimos falar na perspectiva de um novo traçado para o contorno da BR-101, na construção do corredor logístico, a fim de escoar a produção do complexo do Açu. Do mesmo modo, acompanhamos, com expectativa e apreensão a licitação do transporte coletivo de Campos, que promete implementar um novo modelo de transporte para o município. Quem já não ouviu falar, também, no aeromóvel que a Administração Municipal pretende construir, modificando completamente o trânsito e paisagem da avenida 28 de março, principal corredor de transporte da cidade?

Todos esses temas são de grande importância para o desenvolvimento do nosso município, mas não mereceram, até o presente momento, a atenção devida por parte da sociedade.

Buscando levantar a discussão sobre o tema, o Observatório realizará nos dias 29 e 30 de novembro, no IFF – Centro, auditório Miguel Ramalho, o seminário “MOBILIDADE URBANA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – UMA AGENDA URGENTE”. O seminário contará com a presença de diversos estudiosos sobre o assunto e a participação de inúmeros entes representativos da sociedade civil organizada, do Ministério Público Estadual e do Poder Público municipal.

Na qualidade de Diretor geral do Observatório, convido a todos a estarem presentes. A participação da sociedade é de fundamental importância para contribuirmos com o Poder Público, aprimorando nosso sistema de mobilidade.

Artigo publicado na versão impressa da Folha de ontem (27.11)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS