Garotinho: “Pesquisa do Ibope tenta enganar eleitores”
Alexandre Bastos 26/11/2013 11:56

Conforme a jornalista Suzy Monteiro divulgou em seu blog (aqui), a menos de um ano das eleições de 2014, o ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB), aparece em primeiro lugar na disputa pelo governo do Rio, em quatro cenários pesquisados pelo Ibope. Em três deles, ele está tecnicamente empatado com o deputado federal Anthony Garotinho (PR) e com o senador Lindbergh Farias (PT). Em uma quarta hipótese, sem Garotinho na briga pelo Palácio Guanabara, Crivella lidera com dez pontos percentuais de diferença para o segundo colocado, Lindbergh.

Porém, para Garotinho, tudo não passa de uma grande manobra das Organizações Globo. “O jornal Extra que pertence às Organizações Globo publica hoje uma pesquisa absolutamente mentirosa sobre os números na sucessão do Rio. Todos vocês sabem que as duas famílias, Marinho e Montenegro, não nutrem nenhuma simpatia por mim. Recentemente revelei aos eleitores do Estado do Rio de Janeiro que o filho do dono do IBOPE, Carlos Augusto Montenegro ganhou contas milionárias de publicidade do governo Cabral e da prefeitura de Eduardo Paes. A pesquisa do IBOPE tem um objetivo claro: convencer os eleitores que não estou à frente das pesquisas. E o veículo usado para isso foi o jornal Extra por atingir justamente a área popular, onde se concentra a maior parte dos meus eleitores. Embora os números apontem para empate técnico entre eu e Crivella, são inverídicos, e afirmo com a base de quem está concluindo uma pesquisa séria com 5 mil entrevistados em todas as regiões do estado”, reclamou Garotinho.

Rejeição — Ao apresentar o nome de cada um dos pré-candidatos, o Ibope também perguntou aos entrevistados em quem eles não votariam de jeito algum. A rejeição a Cesar Maia é a maior: 73%. Anthony Garotinho aparece com 61%; Pezão, com 60%; Lindbergh com 49% e Crivella com 40%. Nas conclusões da pesquisa, o Ibope ressalta que, apesar de Garotinho e Lindbergh estarem empatados tecnicamente nos cenários em que se enfrentam, ao avaliar potencial de voto e rejeição, nota-se uma situação ligeiramente favorável ao petista, porque ele apresenta índice de rejeição menor que o do ex-governador. Lindbergh aparece com 49% de rejeição.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS