Manifestantes Profissionais na mira da Polícia
Alexandre Bastos 10/11/2013 14:46

Recentemente, o grupo do deputado federal Anthony Garotinho (PR) denunciou a participação de figuras que teriam se infiltrado no Movimento dos Professores de Campos com o intuito de prejudicar a imagem do pré-candidato ao governo do Estado.

E no Rio de Janeiro, será que existem infiltrados recebendo para ajudar a desgastar a imagem do governador Sérgio Cabral (PMDB)? Quem estaria pagando essa conta?

Uma matéria publicada hoje (10) no jornal “O Globo” ajuda a esclarecer algumas dúvidas.

Uma investigação da Polícia Civil pode fazer cair algumas máscaras que tomaram as ruas da cidade. Iniciado há cinco meses, o levantamento indica que pessoas teriam sido recrutadas, inclusive fora do estado, para atuar em atos como o Ocupa Cabral e o Ocupa Câmara. Para isso, teriam recebido dinheiro, alimentação e transporte. Pelo menos seis desses ativistas desembarcaram no Rio ano passado, vindos de estados do Norte e do Nordeste. O grupo teria se infiltrado, inicialmente, em entidades de direitos civis e outras ONGs. A partir de junho deste ano, quando começou a onda de protestos, passou também a atuar nas manifestações. Alguns nomes já aparecem vinculados a partidos políticos, como o PR.

O caso é tratado sob sigilo pelo Departamento Geral de Polícia Especializada, e a preocupação é reunir evidências suficientes antes de avançar sobre os suspeitos, para não alimentar a ideia de uma contraofensiva, também de natureza partidária. O trabalho reúne equipes de policiais da Coordenadoria de Informações e Inteligência (Cinpol) e da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). Os depoimentos prestados e as apreensões feitas nos últimos meses, inclusive de computadores de pessoas detidas durante e após manifestações violentas, dão sustentação à investigação. Até agora, já são 349 detidos, dos quais 116 foram autuados em flagrante por porte de explosivos, desacato, desobediência, agressão e ameaça, além de danos ao patrimônio público e privado.

(Leia a matéria completa aqui)

Em Campos a matéria foi repercutida pelo jornalista Ricardo André Vasconcelos (aqui), Luciana Portinho (aqui) e Suzy Monteiro (aqui).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS