Um resort, uma galeria, uma casa...
bethlandim 07/11/2013 20:34

Materiais rústicos e amplitude em lar africano...

Julgando apenas pelas fotos, alguém poderia facilmente confundir a casa De Wet 34 com um magnífico hotel litorâneo com ares de galeria de arte. No entanto, a propriedade situada em um local paradisíaco, sobre uma das encostas de Lion’s Head, com vista para a baía de Bantry, na Cidade do Cabo, é uma mera residência...

O projeto do escritório local Saota teve como orientação o pedido dos proprietários de que se criasse um lar majestoso, mas simples o suficiente para inspirar uma sensação de tranquilidade. Como fazê-lo? A solução foi desenhar espaços extremamente amplos, que se distribuíssem em quatro andares de dimensões diferentes. Para favorecer a nobre vista, abusou-se do vidro. Na sala de estar, por exemplo, duas paredes envidraçadas e a ausência de caixilhos abrem o ambiente completamente a um gramado, de um lado, e à vista do oceano, do outro.

Os materiais empregados na construção - pedra, madeira e concreto - mantêm uma aparência crua, fato que proporciona uma integração com a natureza do entorno. Em cada espaço, ao menos uma dessas texturas se encontra em algum formato ou acabamento diferente, o que cria um jogo de contrastes capaz de expor a dualidade entre a estética e o conforto na casa. Um exemplo: o piso bruto de pedra da sala tem seu oposto – o teto – revestido por tábuas de madeira, o que aquece o ambiente. Outra ideia por trás do revestimento do projeto em materiais crus era, com o tempo, a formação de uma pátina que emprestasse ao lar um look ainda mais rústico.

Assinada pela Okha Interiors, a decoração da De Wet 34 foi pensada para ressaltar a essência orgânica da construção. Assim, nada melhor do que o branco para permitir que os materiais brilhassem por eles mesmos. A cor se estende a quase todos os móveis da casa, sendo as pinturas praticamente as únicas fontes de cor. Outras obras de arte incluem esculturas imponentes. De alguns ângulos, a presença dessas peças, em conjunção com o concreto e a amplitude dos espaços, cria a atmosfera de uma verdadeira galeria de arte.

Apesar da predominância do branco, figuram elementos de visual marcante, que roubam a cena onde se encontram – é o caso da luminária preta em forma de arco, na sala, e do quadro de uma mulher acima da cama de casal. A harmonia com a natureza chega até ao décor em alguns cantos, como em uma luminária que remete a galhos no living, ou nos ramos de árvore que escalam o espelho no banheiro da suíte principal.

Para dar o toque final, um espelho d’água se estende atrás de um sofá na sala, e uma piscina infinita parece se fundir ao mar, criando a ilusão de ótica de que este está no mesmo nível da casa. Um projeto que expõe um mundo de possibilidades.

Com afeto,

Beth Landim

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS